Universidade de Müster publica estudo voltado para quebra da celulose através da hidrólise com força mecânica

Image

Pesquisa desenvolvida mostra que nova técnica pode influenciar no processo de conversão da biomassa

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Müster, na Alemanha, conseguiu demonstrar um novo mecanismo de reação para clivar de forma eficiente a celulose e permitir um processo mais eficiente, ecológico e também econômico para a conversão de biomassa no país. Considerada como uma alternativa promissora para substituir o carvão e petróleo, a biomassa a partir da celulose tem um papel decisivo no armazenamento de carbono natural.

A pesquisa desenvolvida pelos cientistas alemães decidiu quebrar toda a estrutura da celulose através da hidrólise, que apesar de um processo bastante difícil, permite utilizar todo o potencial do produto. Para tornar a reação da hidrólise mais eficiente, os pesquisadores encontraram evidências em estudos anteriores, onde mostram que forças mecânicas podem influenciar o processo de conversão.

Baseado neste novo processo de forças mecânicas os cientistas mostraram durante o trabalho publicado recentemente que o uso de força mecânica nas moléculas de celulose, em um certo nível, tem uma influência significativa na reação. Os nanocientistas realizaram a chamada modelagem atomística durante o processo, o que permitiu que eles seguissem os passos individuais da reação de hidrólise em detalhes e, ao mesmo tempo, aplicassem uma força mecânica na estrutura molecular.

Durante o desenvolvimento do estudo, os especialistas também calcularam os chamados perfis de energia, os quais descrevem a via de energia ao longo da coordenada de reação com e sem a influência de forças mecânicas. A expectativa dos pesquisadores é que o estudo não somente traga boas informações ambientais sobre a celulose, mas também contribua com o desenvolvimento de novas substâncias reativas ao mecanismo, como os plásticos, por exemplo.

O estudo completo pode ser acessado na revista Angewandte Chemie International Edition, onde foi publicado.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: