Minas Gerais tem um grande potencial de geração de energia a partir de Biomassa segundo especialistas

Image

Atlas desenvolvido pela Cemig em parceria com a ANEEL destaca áreas e municípios com probabilidades de projetos energéticos

A região de Minas Gerais vem descobrindo um alto potencial na geração de energia renovável a partir de biomassa. Especialistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) desenvolveram um Atlas de Biomassa do estado nos últimos anos destacando o potencial energético de resíduos presente na região.

Através de uma diversificação das fontes, a eficiência energética e também a sustentabilidade, o Atlas serve como prospecção de oportunidades que envolve energia através de biomassa, além de identificar as áreas com mais probabilidades de projetos energéticos e também de desenvolvimento de negócios e pesquisas sobre a inclusão da biomassa na matriz energética brasileira.

De acordo com Luciano Reis, um dos desenvolvedores do Atlas, o mapeamento realizado modificou a metodologia do Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), o que proporcionou o desenvolvimento de equações mais específicas para cada tipo de biomassa e para o cálculo do seu potencial para geração de energia elétrica.

Segundo o Atlas as principais fontes de biomassa energéticas encontradas em minas podem ser agrupadas em categorias como: resíduos agrícolas, resíduos florestais, cultivos energéticos e resíduos sólidos urbanos. Dentre os biomas encontrados estão os resíduos das plantações de café, cana de açúcar, eucalipto, macaúba, mamona, milho, pinhão-manso, pinus e também soja.

Já em relação as fontes de biomassa que apresentaram maior potencial energético no estado de acordo com o estudo foram os efluentes líquidos bovinos com 917MW, o bagaço da cana de açúcar com 688 MW e também o milho com 452 MW. As cidades de Uberaba, Uberlândia e Paracatu foram as que apresentaram maior potencial energético por município, a capital do estado, Belo Horizonte, apresentou 48MW, o que pelos especialistas é resultado da conversão do metano em energia realizada pela cidade.

O Atlas pode ser acessado e baixado no site da Cemig para os interessados em analisar o conteúdo completo.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: