Estudo desenvolvido pela DGRV mostra potencial brasileiro para cooperativas de energias renováveis

Image

Análise da confederação destacou o país com um alto poder de liderança diante dos outros países analisados

Um estudo desenvolvido por especialistas alemães destaca um alto potencial do Brasil nas cooperativas voltadas para energias renováveis. Desenvolvida pela Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), a pesquisa analisou três países da América como Brasil, México e Chile e ressaltou o país brasileiro como um importante contribuir para o setor no mundo.

Dentre os pontos analisados pela DGRV estiveram presentes características como a operação e regulação de cooperativas renováveis, as relações entre a política climática, marcos legais do setor energético, políticas e programas para o setor e também características importantes sobre a Geração Distribuída (GD) de energia.

As análises dos três países foram comparadas segundo a confederação. O objetivo de acordo com ela foi fortalecer o senso crítico e reforçar a importância na troca de experiência entre os três países. Os pontos altos do Brasil se sobressaíram durante o estudo mostrando que o país possui um grande potencial para as cooperativas e um grande papel de liderança. Dentre as observações está no número de cooperativas voltadas para o setor GD, onde o Brasil conta com nove unidades e o México, por exemplo, não possui nenhuma.

Em entrevista ao portal Paraná Cooperativo, a gerente de projetos da DGRV, Camila Jap, destaca que a pesquisa desenvolvida pela confederação teve como objetivo encontrar pontos importantes para desenvolver as cooperativas de energia renovável. Os três países foram analisados em diferentes estágios de desenvolvimento.

A boa estrutura do Brasil neste tipo de cooperativa serviu como modelo para os demais países a fim de criar novas oportunidades. A análise também serviu como ponta pé para melhorar as ações do país e fortalecer ainda mais o setor renovável brasileiro.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: