Especialistas debateram potencial do Paraná para geração de energia através da Biomassa

Image

O assunto foi discutido por representantes do Estado, da Copel, do Programa Oeste Desenvolvimento, empresários e prefeitos

Durante o Show Rural, em Cascavel na última semana, o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento debateu a geração de energia através da Biomassa no estado. O assunto foi debatido pelo Estado juntamente com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), o Programa Oeste Desenvolvimento e também empresários e prefeitos presentes no evento.

De acordo com os especialistas a exploração de biomassa no Paraná seria ideal para atender as regiões Oeste e Sudoeste do estado, as quais contam com um grande potencial na produção de proteína animal do país e podem transformar a biomassa em energia limpa e renovável.

Durante o debate foi destacado que projetos de ampliação das empresas transformadoras de proteína vegetal em proteína animal têm a energia elétrica como um dos principais insumos e a ideia é ampliar a geração e melhorar a rede de distribuição de energia elétrica através do aproveitamento racional da biomassa.

O diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero Pimentel, reconheceu a importância do tema e se comprometeu com um plano de estímulo à produção de biomassa que foi relatado durante o encontro. Segundo ele, é fato é que as regiões Oeste e Sudoeste do Estado crescem muito mais que a média do Paraná e do Brasil. “É um crescimento em alta tecnologia, com automação e uma energia de qualidade se torna pré-requisito para continuar crescendo”, afirmou.

De acordo com a Copel o estado conta com um potencial de 3.700 Megawatts de potência só com a exploração de biomassa e com projetos direcionados para áreas especificas do setor a produção de energia limpa pode aumentar ainda mais. Entre as fontes de biomassa prospectadas pela Copel estão quatro segmentos: resíduos do setor sucroenergético, biomassa florestal, biogás gerado a partir da agropecuária, agroindústria, de aterros sanitários e resíduos sólidos urbanos e industriais.


Fonte: Thayssen Carvalho com informações da AEN.PR - Portal Biomassa BR
Foto: SEAB


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/




Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: