Valorização agronômica e energética dos resíduos orgânicos é tema de palestra no auditório da Itaipu Binacional

Image

Convidada pelo CIBiogás, a profª doutora Mônica Sarolli, apresentou resultados práticos sobre a aplicação dos produtos e subprodutos orgânicos na agropecuária

Na terça-feira (5), segundo dia de atividades do 31º Show Rural Coopavel em Cascavel, o Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás – CIBIOGÁS, contemplou a agenda de eventos do auditório do estande da Itaipu Binacional, com a palestra da professora e doutora, a engenheira agrícola, Mônica Sarolli, que explanou sobre a valorização agronômica e energética de resíduos orgânicos.

A professora trouxe ao público conceitos sobre economia circular, biomassa, biogás e biofertilizantes. Evidenciando de modo didático as possíveis tendências de transformação e potenciais de uso dos materiais orgânicos, oriundos dos efluentes da agropecuária, ela Apresentou, por exemplo, os benefícios relacionados a recuperação do solo com a vermicompostagem e a compostagem. Explicou sobre os produtos finais dos processos aeróbicos e anaeróbicos, mais especificamente sobre o fluxo de digestão anaeróbia dos biodigestores, e os respectivos subprodutos.

Rozivaldo Dias é pequeno produtor rural e acompanhou atento as informações e dicas da professora Mônica. Segundo Rozivaldo, ele tem interesse na produção do biogás, tanto para economia de recursos, como para colaborar na destinação correta dos resíduos da propriedade agrícola. "Eu lido com compostagem, vermicomposto e também com o biofertilizante. A palestra foi bem instrutiva e prática. A professora trouxe bastante enriquecimento para o meu dia-a-dia no campo e também para aquilo que eu venho buscando".

Quando questionada sobre o cenário nacional acerca do aproveitamento dos dejetos e resíduos orgânicos, Mônica acredita que os órgãos públicos competentes deveriam dar mais valor e ter acesso aos dados das pesquisas realizadas em institutos e universidades do Brasil. "Nós pesquisadores geramos uma série de dados são úteis, porém que ficam em prateleiras em teses, tccs, e em artigos publicados internacionalmente que ninguém lê. Nós nos esforçamos para ter o melhor resultado", explica. Sobre a contribuição das ações do CIBiogás, a pesquisadora enfatiza: "Vocês são referência no Brasil e internacionalmente, é uma honra muito grande estar tão perto do CIBiogás".


Fonte: Assessoria - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: