Projeto de lei que prevê produção de biogás em aterros sanitários está para aprovação no senado brasileiro

Image

Iniciativa pode alterar atual lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos

Um projeto de lei criado pelo senado brasileiro visa estimular a produção de biogás, biometano e energia elétrica a partir de resíduos sólidos originados de aterros sanitários. De autoria do senador Hélio José, do PROS – DF, o PLS 302/2018 pode alterar a atual lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e aguarda a designação do relator da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Além da CI, o projeto também será analisado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) antes de ser aprovado. A proposta criada pretende inserir na atual lei a elaboração e execução de projetos em aterros sanitários do país que contemplem a geração de energia elétrica que podem ser atendidas por linhas de financiamento do poder público. O PLS também permite que as empresas dedicadas a geração de energia a partir do reaproveitamento dos resíduos sólidos em aterros receba incentivos fiscais da União.

De acordo com autor do projeto a produção de biogás e biometano em aterros sanitários no Brasil é muito pequena e o projeto pode contribuir para alavancar este setor. “Constata-se, contudo, um aproveitamento ainda muito pequeno dos aterros para gerar biogás, biometano ou energia elétrica. Outros países estão muito mais avançados nessa área e obtêm benefícios significativos a partir de recursos que não têm custo, já que o lixo será coletado de qualquer forma” ressaltou Hélio José.

O projeto de lei também visa conseguir a isenção do recolhimento de tributos incidentes sobre a receita bruta gerada a partir da venda no mercado interno. Para Hélio José o aproveitamento dos resíduos sólidos para geração de energia traz inúmeros benefícios para o país uma vez que gera energia limpa, contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e diminui os agentes nocivos para a população.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: