A Revista Biomassa BR traz uma entrevista exclusiva com Diogo Lorenzetti, da Control Union

Image

A empresa é especialista em certificações que envolvem o setor agrícola sustentável

Biomassa BR - Nos fale um pouco sobre a história da Control Union e sobre seus fundadores.

Diogo: Fundada em 1920 pela família Peterson em Rotterdam na Holanda, como uma empresa de inspeções agrícolas, cresceu até se tornar especialista absoluta em gerenciamento de riscos e soluções de logísticas. O escopo de suas atividades expandiu com o passar dos anos, aumentando a variedade de produtos e serviços atingindo um mercado cada vez mais globalizado. Além disso ampliou sua rede ao desenvolver um abrangente conhecimento em commodities e exigências específicas de nossos clientes. Até hoje Control Union continua sendo uma empresa familiar operando em mais de 70 países, empregando mais de 4.000 pessoas ao redor do mundo. Nossas experiências e conhecimentos aprofundados cobrem todos os aspectos da cadeia de suprimentos em diversos setores, desde a produção até o consumidor final.

Biomassa BR: Comente sobre as principais atuações e certificações desenvolvidas pela empresa em nível mundial.

Diogo: Atuamos basicamente em quatro grandes frentes: inspeções industriais e de commodities, certificações e garantias.
Tratando especificamente de certificações, temos como filosofia de negócio "pensar fora da caixa" e oferecer um conjunto de soluções e customizações de programas conforme a necessidades individuais de nossos clientes. Com sua base na agricultura, a Control Union Certifications concentra os seus esforços em cerca de 100 programas de certificações nos temas: Meio Ambiente, Agricultura Orgânica, Aquicultura e Pesca, Tecidos Têxteis, Conformidade Social, Boas Práticas Agrícolas, Ração Animal, Segurança dos Alimentos, Sistema de Gestão da Qualidade, Sustentabilidade, Silvicultura, Biomassa, Bioenergia, entre outros.

Biomassa BR: Quais os principais objetivos, produtos e soluções que a Control Union tem a oferecer ao mercado brasileiro?

Diogo: Partindo da premissa que o negócio de certificações é fundamentado em transparência e imparcialidade, temos como objetivo principal expandir nossa rede de relacionamentos e contratos, e também fomentar o conhecimento e qualificação de nossos clientes. A Control Union possuem uma robusta atuação mundial nas soluções de: treinamentos, relatórios de acompanhamento e rastreabilidade de produto, due diligence e auditorias de certificações.

Biomassa BR: Na sua opinião, o que o setor de pellets e biomassa precisa para crescer ainda mais no Brasil?

Diogo: O mercado nacional está em franco crescimento devido a vários fatores. Um deles é que até 2020 existe uma “promessa” da União Europeia não consumir mais carvão, o que representará uma grande demanda externa. Sendo esse mercado rigoroso em qualidade e padronização, exigirá que fabricantes/traders cumpram com requisitos internacionais. Os mesmos ganham com isso considerando que as certificações proporcionarão maior transparência e segurança em seus produtos e organizações, podendo ainda atingir novos patamares para consumidores cada vez mais exigentes.

Biomassa BR: A Control Union é parceiras e patrocinadoras do CIBIO 2019 e 4ª Expobiomassa. Qual a importância de eventos segmentados para o desenvolvimento do setor?

Diogo: Eventos como esse são importantes porque nos proporciona oportunidade de ampliação de relacionamentos, tanto com clientes como parceiros. É um excelente canal de comunicação entre as organizações que participam, onde temos espaço significativo para divulgarmos e conhecermos as tendências de mercado.
Somos gratos pelo convite e oportunidade, esperamos que nossa participação agregue valor e resultados a todos.

Biomassa BR: Quais os protocolos de certificações são aplicáveis para o setor de Biomassa e qual a experiência da Control Union neste seguimento?

Diogo: A Control Union Certifications tem muita experiência em auditorias para padrões de biomassa sustentável e há anos somos o único organismo de certificação para os padrões Green Global (GGL). Esse padrão é feito para oferecer garantias de que produtos provenientes de biomassa são de uma fonte sustentável e leva em consideração tanto as informações da origem (manejo florestal ou agrícola) quanto da cadeia de suprimentos (energia e carbono). Além do GGL, a Control Union também é acreditada para realizar auditorias para os programas Sustainable Biomass Program (SBP) e ENPlus. O primeiro foi fundado pelas principais empresas europeias com a finalidade de certificar biomassa de madeira sustentável para uso como energia. A certificação SBP começa no produtor de biomassa e o objetivo é cumprir com os requisitos legais, regulatórios e sustentáveis da União Europeia. Esse padrão cobre toda a cadeia de suprimentos, da floresta ao consumidor oferecendo uma abordagem mais holística em seus requisitos e focando na implementação dos atuais desenvolvimentos da sociedade. É dada atenção especial à conformidade social, mudança no uso da terra e biodiversidade. O ENPlus, por sua vez, é uma certificação de qualidade para pellets de madeira. A certificação foi criada em 2010 na Alemanha e é focada em pellets de madeira direcionados ao mercado de queima. O objetivo é atingir uma cadeia consistente de qualidade no produto. O mercado alvo são produtores de pellets de madeira, bem como traders que entregam para o consumidor final.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: