Produção de Biometano pela Itaipu abasteceu 80 veículos movidos a este tipo de combustível em 2018

Image

Cerca de 155 toneladas de resíduos orgânicos foram tratados durante o processo de produção

A produção de Biometano na usina hidrelétrica de Itaipu vem ganhando força em Foz do Iguaçu. O biogás, que é produzido do tratamento dos resíduos orgânicos gerado nos restaurantes internos da hidrelétrica, fechou 2018 com uma produção de 17.458 m³.

De acordo com a unidade de Demonstração de Biogás e Biometano instalada na Itaipu a produção de biometano atualmente é capaz de abastecer cerca de 80 veículos da binacional movidos a este tipo de combustível. A unidade foi inaugurada em junho de 2017 pela Itaipu em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás).

Segundo dados da Itaipu cerca de 155 toneladas de resíduos foram tratadas durante este processo e além do biometano um outro subproduto também foi criado, um biofertilizante, o qual pode ser usado como adubo nos canteiros e gramados da usina. Ao longo do ano, foi evitada a emissão de 1.260 kg de gases causadores do efeito estufa segundo a usina.

O chefe da Assessoria de Energias Renováveis de Itaipu, Paulo Afonso Schmidt, destacou que a produção de biometano na usina de Itaipu serve como um incentivo para outras empresas também transformem seus resíduos em energia limpa. “A planta de biometano é uma experiência de sucesso porque mostramos que é possível dominar a tecnologia de produção deste gás. Itaipu é, hoje no cenário nacional, umas das instituições que mais se destacam em relação à gestão adequada dos resíduos e a transformação de um passivo ambiental em um recurso para mobilidade” explicou ele.


Fontes: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: