Conversão de usina de carvão em usina de biomassa na Holanda já está em fase de negociação

Image

Usinas atuais podem receber subsídios do governo para queimar o combustível renovável

A transição de usinas de carvão para usinas de biomassa na Holanda está ganhando cada vez mais força. No último mês os proprietários de duas das maiores usinas do país, Nuon e RWE destacaram que estão abertas a conversações com o ministro Eric Wiebes para uma futura rápida retirada do carvão até 2024, porém em troca de subsídios extras para investimentos em biomassa.

O país já vinha com a proposta de diminuir o carvão consideravelmente e com a contribuição das empresas a proposta fica ainda mais viável. Até 2020 o país tem como missão reduzir a emissão de gases de efeito estufa em até 25%.

A conversa entre o governo holandês e a usinas de carvão Nuon está servindo como negociação, já que a empresa quer uma compensação de 55 milhões de euros pelo fechamento da usina Hemweg Central. De acordo com a Nuon a compensação seria dividida em um plano social de para os funcionários da usina no valor de 40 milhões de euros e 15 milhões destinados para o desmantelamento.

Já em relação a empresa RWE a conversa entre o governo está mais focada na conversão da usina para a queima da biomassa. Atualmente a usina já está funcionando com 50% do produto renovável e com a retirada do carvão a ideia é transformá-la em uma usina 100% de biomassa, mas para isso a RWE necessita de um subsídio do governo. "A biomassa ainda tem um preço mais alto do que o carvão e, portanto, o subsídio de SDE + é necessário para converter as usinas a carvão em usinas de biomassa" ressaltou Van der Maarel, representante da usina ao portal Energeia.

As negociações estão a todo vapor na Holanda e a expectativa é que a queima de biomassa ao invés de carvão ganhe cada vez mais espaço, servindo assim de exemplo para outros países que também dependem da queima do carvão para gerar eletricidade e outros subprodutos. A conversão do combustível fóssil para o renovável é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável global de acordo com os especialistas.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: