Pesquisa desenvolvida pela Embrapa busca otimizar processo para produção de etanol de segunda geração

Image

Estudo encontrou na modificação de genes uma oportunidade para diminuir os custos do processo e contribuir com a produção do biocombustível



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem desenvolvendo um estudo para otimizar o processo industrial da cana à fim de contribuir com a produção de etanol de segunda geração.

Os pesquisadores estão tentando diminuir a recalcitrância da parede celular da biomassa que serve como matéria-prima para a produção de etanol, porém de acordo com eles o processo é um grande desafio já que faz parte de uma etapa de desconstrução da biomassa, a qual atualmente é um dos gargalos dos sistemas de produção, implicando em grandes custos para instalação de infraestrutura para o pré-tratamento e hidrólise enzimática das biomassas.

A pesquisa vem estudando alguns genes que podem modificar a parede celular da planta, a qual facilita a hidrólise enzimática, processo químico que extrai compostos da biomassa, o qual também ocorre naturalmente, no processo digestivo de ruminantes, ou na indústria sucroenergética.

Segundo o pesquisador Hugo Molinari, a equipe da Embrapa Agroenergia identificou um dos genes responsáveis pela resistência da parede celular de algumas gramíneas ao ataque de enzimas. A modificação desse gene diminui essa barreira e facilita o acesso aos compostos da biomassa. Ele explica que a tecnologia pode aumentar a produção de etanol de segunda geração ou outros compostos químicos renováveis, além de reduzir custos na etapa de processamento da biomassa.

A expectativa do estudo é que a tecnologia encontrada contribua para reduzir os custos de produção dos materiais utilizados no processo. “A cana com a parede celular otimizada facilitará diretamente a etapa de pré-tratamento, que faz com que a biomassa exponha os polímeros às enzimas que vão quebrar as moléculas”, ressalta o pesquisador.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: