Projeto de Lei aprovado no Distrito Federal irá incentivar à geração e aproveitamento das energias renováveis

Image

Entre os objetivos do projeto estão a promoção de estudos sobre o tema e estimulo aos investimentos renováveis

A Câmara Legislativa do DF aprovou em dezembro de 2018 o Projeto de Lei 2112/2018 que institui diretrizes para a Política Distrital de incentivo à geração e aproveitamento da energia solar, eólica, de biomassa e a cogeração.

Além de incentivar e estimular o uso de energias renováveis em áreas urbanas e rurais e contribuir para melhoria das condições de vida de famílias de baixa renda, o projeto visa fomentar pesquisas voltadas ao desenvolvimento tecnológico de fontes de energias renováveis a partir de energia solar, eólica, de biomassa e da cogeração por meio da Fundação de Apoio do Distrito Federal.

Entre os objetos da proposição estão à promoção de estudos; o estimulo aos investimentos e a implantac¸a~o dos sistemas de energia renova´vel, ecologicamente corretos. Além disso, o projeto deverá contribuir para a melhoria das condic¸o~es de vida de fami´lias de baixa renda, estimulando a adoc¸a~o de medidas de eficie^ncia energe´tica no a^mbito do Distrito Federal, entre outros.

O Projeto de Lei incentiva busca fomentar as pesquisas oriundas de fontes renováveis por meio da Fundação de Apoio do Distrito Federal. O Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, menciona que essa Lei abre um horizonte de possibilidades para a geração de pesquisa nesta linha. Capdeville destaca que a Embrapa como empresa pública tem papel importante no posicionamento, influência e no embasamento técnico para a formulação de políticas públicas com ênfase na sustentabilidade e na inovação no agronegócio brasileiro.

O projeto, de autoria do deputado e Presidente da Câmara Distrital Joe Valle, nasceu de uma articulação do Grupo de Políticas Públicas da Embrapa Agroenergia, que contribuiu na elaboração da PL. “Esta é uma das ações buscando fortalecer a ponte entre a pesquisa e as políticas públicas de modo a potencializar o desenvolvimento do país em benefício da sociedade”, salienta Bruno Laviola, pesquisador e coordenador do grupo neste Centro de Pesquisa.

De acordo com o autor do projeto, deputado Joe Valle, as energias renováveis desempenham um papel fundamental na mitigação da mudança do clima e na garantia do fornecimento de energia no longo prazo”, explica o Deputado.

No Brasil, a principal fonte geradora de energia elétrica e´ a hidráulica. Embora renovável, pesam sobre as grandes usinas hidrelétricas questionamentos em raza~o dos impactos ambientais, por alagar grandes a´reas, afetar populac¸o~es tradicionais e agricultores familiares e destruir a´reas de vegetac¸a~o nativa especialmente florestas. Entretanto, o mundo demanda por energia e todos os pai´ses buscam o desenvolvimento e meios de proporcionar melhor qualidade de vida a`s suas populac¸o~es, ampliando produc¸a~o e consumo. Já os combusti´veis fo´sseis geram emisso~es de gases de efeito estufa responsa´veis pelas mudanc¸as clima´ticas.” Essa realidade forc¸a por soluções sustenta´veis”, ressalta o Deputado.

Estamos diante de um grande desafio de suprir a demanda energe´tica mundial gerando desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental, comenta Joe Valle. Neste contexto, as energias renova´veis sa~o fundamentais e estrate´gicas para aproveitar as oportunidades sem comprometer o futuro, respeitando as pro´ximas gerac¸o~es.


Fonte: Embrapa - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: