Relatório mostra aumento na produção de energia renovável na Alemanha em 2018

Image

40% da matriz energética do país foi abastecida com energia a partir da biomassa, energia solar e eólica

Um relatório desenvolvido pelo Instituto alemão Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE) mostrou que a produção de energia limpa na Alemanha cresceu em 2018. Apesar de ainda ser considerado distante das metas estabelecidas pelo governo, os dados ressaltam que a matriz do país já conta com 40% de fontes renováveis que incluem energia a partir da biomassa, da energia solar, energia eólica e pequenas centrais hidrelétricas.

O aumento na produção renovável em 2018 foi considerado um recorde de produção de energia limpa no país. Para o instituto os investimentos em fontes mais limpas diminuíram a dependência da Alemanha pelos combustíveis fósseis, os quais consequentemente tiveram uma queda no uso de 7% em relação a 2017 e diminuíram também as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com o relatório do Instituto a matriz energética da Alemanha teve um aumento considerável na produção de energia eólica, a qual ocupou 20,4% da matriz, a produção de energia solar aparece em segundo com um aumento de 8,4% e em terceiro a biomassa com 8,3%. Segundo a análise dos especialistas as fontes renováveis permitiram a redução de 50 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera em 2018.

A meta do país agora em 2019 é diminuir a dependência do carvão chamado de Linhito, o qual ainda é bastante utilizado pelo país e é bastante nocivo ao meio ambiente segundo os especialistas. Em 2018 24,1% da produção de energia foi produzida pelo linhito, o que mostrou uma diminuição de apenas 2% no uso deste combustível fóssil.

Com a meta de alcançar 1,5 ºC até 2040, a Alemanha deverá reduzir consideravelmente o uso dos combustíveis fósseis, investir em uma mobilidade urbana elétrica e ampliar as redes de produção de energia renovável como eólica, solar e biomassa.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR



O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: