Projeto que visa instalação de usinas de biomassa florestal para evitar incêndios é aprovado pela Comissão Europeia

Image

Iniciativa visa instalar as usinas próximo das áreas florestas de risco

O projeto que previa a instalação de usinas de biomassa na Europa à fim de evitar incêndios catastróficos foi aprovado pela Comissão Europeia na última semana de acordo com Agência de Notícias portuguesa Lusa. A iniciativa foi considerada compatível com as regras da concorrência e receberá o apoio da Comissão para a instalação das usinas de biomassa próximo as áreas florestais com maior incidência de incêndios.

Com um orçamento total de 320 milhões de euros, o projeto irá acontecer por 15 anos e será financiado através das tarifas de energia. Em um comunicado realizado pela Comissão Europeia a mesma destacou que as novas usinas de biomassa produzirão energia térmica através dos restos florestais das regiões contribuindo assim para a limpeza das florestas e canalizando os resíduos de biomassa.

A comissão pretende oferecer todo o apoio necessário durante o projeto, priorizando questões como a majoração do preço de mercado da eletricidade produzida pelas usinas e também uma bonificação de tarifa ambiental ligada a produção de biomassa florestal nas áreas críticas e com risco de incêndio. A ideia do projeto é fomentar o mercado de biomassa florestal em Portugal, mas principalmente atuar na prevenção de fogos florestais no país.

Para os especialistas a produção de biomassa é bastante vantajosa já que gera energia elétrica limpa, ou seja, energia que não agride o meio ambiente e ainda utiliza os restos florestais que são combustíveis fáceis para pegar fogo se não utilizados corretamente. A decisão da Comissão Europeia é vista como sábia uma vez que irá contribuir duas vezes para o desenvolvimento do país.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: