Produção renovável em Portugal abasteceu 52% do consumo nacional em 2018

Image

Relatório destacou que energia limpa foi maior que a energia produzida por combustíveis fósseis no país

Um relatório divulgado está semana pela Redes Energéticas Nacionais (REN) destacou que a produção de energia através das fontes renováveis abasteceu cerca de 52% de Portugal em 2018. Dentre as fontes mais utilizadas para este aumento estão a eólica, solar, hidrelétrica e biomassa. Outros 48% foram abastecidos com fontes de combustíveis fósseis como gás natural e carvão.

O documento afirmou que o país consumiu cerca de 50,9 Terawatts/hora (TWh) de energia elétrica no ano passado. Em nota, a REN ressalta que pelo terceiro ano consecutivo o saldo de trocas com o estrangeiro foi exportador, totalizando 5% do consumo nacional. De acordo com os dados a produção hidrelétrica se manteve a mesma se comparada ao ano anterior, porém a eólica ficou na chamada linha com regime médio.

Tanto a produção eólica como hidrelétrica ficaram com 23% da produção cada uma, seguidas pela produção de biomassa com 5% e pela fotovoltaica, a qual foi responsável por 1,5% da produção. A produção de gás natural se manteve em segundo consumo mais elevado durante o ano.

De acordo com a REN em dezembro de 2018 o consumo de eletricidade registou uma contração de 2,4%, em comparação com igual período do ano anterior. Durante o último mês do na Portugal foi abastecida com 56% das fontes limpas, o que na visão dos especialistas é um bom indicativo, já que a produção está favorecida e isso pode mudar o cenário energético do país em 2019.

No mesmo período, segundo a REN o mercado de gás natural teve uma queda no consumo influenciada pela maior disponibilidade de energia renovável verificada em 2018, com a consequente quebra no segmento de produção de energia elétrica e gás segundo os especialistas.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: