Biomassa é essencial para diminuição de incêndios florestais e restauração da saúde

Image

Estudo mostra que a queima da biomassa reduz em cerca de 98% a liberação dos tipos de fuligem

A produção de energia elétrica através da biomassa florestal vem sendo definida pelos especialistas como essencial para a saúde humana assim como também para combater incêndios devastadores como os noticiados em Portugal e na Califórnia em 2018.

De acordo com algumas estimativas recentes os incêndios florestais afetam não somente o meio ambiente como também causa morte por doenças respiratórias como asma, doenças pulmonares e também doenças cardíacas. No último ano, por exemplo, a poluição dos incêndios aumentou de 15 mil mortes por ano para 40 mil mortes.

Diante deste cenário é que muitos especialistas da área florestal, ambiental e da saúde destacam a importância de transformar restos florestais como moitas de pequenas árvores em combustível para usinas de biomassa. Além da geração de energia, a restauração de florestas de pinheiros também acaba sendo beneficiada neste investimento.

Algumas ações nos Estados Unidos, por exemplo, já estão sendo tomadas para converter milhões de toneladas de arbustos e pequenas árvores em eletricidade. O estado do Arizona é um dos preocupados em alavancar este tipo de serviço na região e a Comissão da Corporação do Arizona está considerando a possibilidade de exigir que as concessionárias de energia comprem biomassa suficiente para gerar 90 quilowatts de eletricidade anualmente.

De acordo com um estudo desenvolvido por pesquisadores do Centro Federal de Controle de Doenças e outros documentos publicados na American Geophysical Union, a queima da biomassa em uma usina reduziria em cerca de 98% a liberação dos tipos de fuligem e partículas ligadas a doenças em humanos. A mesma biomassa consumida em um incêndio florestal ou até mesmo um incêndio controlado liberaria todas essas partículas na atmosfera. A biomassa será extremamente importante já que estudos sugerem que sem um controle os incêndios e mortes dobrarão nos próximos anos.

No Arizona os esforços para dar uma atenção melhor a queima da biomassa está sendo bastante debatida e os especialistas estão com muitas expectativas para 2019. Apesar de ainda existir um empasse entre o aumento na conta de energia elétrica, os defensores dos esforços de restauração florestal contestam dados de aumento e reforçam que o uso de biomassa resultaria em benefícios públicos como a redução de incêndios florestais, a queda nos custos de combate a incêndios e o aumento do escoamento da água devido ao desbaste de moitas de árvores.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: