Produção de energia através da biomassa é alavancado através do projeto Conta Térmica na Itália

Image

Iniciativa foi criada em 2016 e vem incentivando a instalação de gerador de energia de alta eficiência e baixo carbono

A produção de biomassa na Itália vem sendo favorecida com a chamada conta térmica, a qual entrou em vigor em 2016 e que vem permitindo manter o desempenho dos incentivos através do sistema de recompensa de intervenções para eficiência energética para a produção de energia térmica a partir de fontes renováveis.

A ferramenta que até dezembro de 2018 desembolsou um total de 454 milhões de euros mostrou um aumento significativo em pedidos de incentivos para a geração deste tipo de energia no último mês. Os dados mostram uma tendência de crescimento, mesmo que os recursos inexplorados ainda sejam substanciais. A ferramenta consegue cobrir até 65% dos gastos para a compra de um gerador de energia de alta eficiência e baixo carbono.

De acordo com as análises feitas pela Conta Térmica duas fontes são destacadas nesta escolha para eficiência energética que são a produção de energia através da biomassa e também a térmica solar. A produção térmica a biomassa é a que mais aparece, principalmente a relacionada a biomassa lenhosa como madeiras, aparas de madeira, aglomerados entre outros.

O aumento da conta térmica se refere a projetos criados por consumidores e particulares, porém projetos como este também já foram destinados a administração pública, a qual corresponde a 30,3% do total de intervenções. De acordo com os dados coletados cerca de 75,758 intervenções em geradores de biomassa foram realizadas por pessoas físicas e empresas particulares.

De acordo com os especialistas a ferramenta da conta térmica é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de parques tecnológicos que envolvem a geração de energia renovável no país. De acordo com eles os fabricantes estão conseguindo investir constantemente em pesquisas e desenvolvimento de soluções tecnológicas e futuramente o mercado poderá comercializar eletrodomésticos movidos a madeira ou pellets.

O projeto da Conta Térmica é uma forma de incentivar a produção de energia limpa e também oferecê-los uma nova oportunidade de investimento neste tipo de geração de energia.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: