Projeto desenvolvido por universidade gaúcha incentiva instalação de sistema híbrido de energia renovável

Image

Iniciativa conta com sistemas de energia solar, eólica e biomassa para gerar cerca de 5 MW de energia limpa

A Universidade Gaúcha Feevale, localizada no município de Nova Hamburgo, desenvolveu um projeto que une vários tipos de energias renováveis para abastecer o Campus II da instituição. Praticamente pronto, o projeto que encerra suas pesquisas já no próximo mês, permitiu a construção de um aerogerador horizontal, um gerador a combustão alimentado por biomassa e também módulos fotovoltaicos.

Chamado de “Desenvolvimento de novos dispositivos para sistemas híbridos com fontes renováveis”, o projeto faz parte do trabalho de conclusão de curso dos estudantes de mestrado em Tecnologias de Materiais e Processos Industriais da universidade. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e obteve um investimento de mais de um milhão de reais.

Durante o desenvolvimento do sistema híbrido as atividades foram divididas em duas partes. Implantado no prédio verde da Feevale, o projeto contou com a instalação dos vários sistemas na primeira parte, o prédio recebeu painéis solares, aerogeradores, máquinas movidas à biomassa, controladores, inversores e sensores. Já na segunda fase o projeto desenvolveu os dispositivos e os testou para que juntos fornecessem cinco quilowatts/ hora por dia constantemente.

O projeto final conta com um aerogerador de 2,5 KW, um equipamento a combustão que produz biometano e gera 7,5 kW e módulos solares fotovoltaicos com capacidade de gerar 90W.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR
Foto: Feevale


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: