Conversão de usinas de carvão em termelétricas à biomassa na Europa já está em fase de testes

Image

Primeira usina a ser convertida deve produzir pellets de alta qualidade para o mercado europeu

A construção de novas usinas de biomassa em todo o mundo já é vista como uma realidade para especialistas do setor. A produção de uma energia limpa e longe de combustíveis fósseis vem movimentando o setor renovável nos últimos anos. Outra atividade que também vem sendo criada para alavancar o setor é a conversão de usinas já existentes de carvão em termelétricas à biomassa.

Um exemplo é o projeto desenvolvido pela empresa ENGIE Ultra-SuperCritical, a qual vem estudando as possibilidades técnicas de converter economicamente a usina termoelétrica a carvão em uma usina de biomassa 100% sustentável e flexível, que será capaz de fornecer eletricidade sustentável, bem como calor sustentável.

Chamado de ARBAHEAT, o projeto tem como objetivo integrar uma instalação inovadora de pré-tratamento de biomassa na usina elétrica a carvão ENGIE. A instalação produzirá os chamados pellets de biomassa tratados com vapor a partir de biomassa sustentável, que está em conformidade com os mais rigorosos critérios de sustentabilidade da UE. Estes pellets foram escolhidos especificamente como fonte de energia, uma vez que possuem características comparáveis ao carvão.

O produto que será desenvolvido pela ENGIE será diferente dos pellets normais do mercado. De acordo com a empresa o produto é mais resistente à água, tem maior densidade de energia e tem quase as mesmas características de queima do carvão. Isso facilitará o uso em uma usina existente e reduzirá significativamente os custos de conversão da usina a carvão existente em biomassa.

Para os especialistas a modernização de algumas usinas a carvão existentes e modernas com o conceito ARBAHEAT poderá oferecer uma contribuição significativa para a realização de metas de descarbonização na Europa, adicionando flexibilidade sustentável de calor e energia.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: