Comissão Europeia define três objetivos para fortalecer bioeconomia da Europa

Image

Ideia é expandir e fortalecer os biosetores, além de incentivar a bioeconomia por toda a região e também proteger o ecossistema

A Comissão Europeia divulgou na última semana três objetivos principais para fortalecer ainda mais a estratégia de bioeconomia na Europa. De acordo com a comissão a ideia é expandir e fortalecer os biosetores, introduzir rapidamente as bioeconomias em toda a Europa e compreender os limites ecológicos da bioeconomia.

Para contribuir com cada objetivo a comissão pretende criar uma plataforma de investimentos voltada exclusivamente para a bioeconomia circular, onde um investimento de 100 milhões de euros será colocado para aproximar as bio-inovações no mercado de acordo com a comissão. Além disso, o investimento também visa reduzir os riscos das pessoas que desejam investir em soluções sustentáveis.

Os incentivos da Comissão Europeia também buscam desenvolver as usinas de biorrefinarias sustentáveis em toda a Europa. Em nota à imprensa, tanto o presidente da Comissão, Juncker, e o vice presidente, Timmermans, destacaram que as estratégias tem como principal objetivo gerar emprego, aumentar o crescimento das ações sustentáveis e impulsionar os investimentos da União Europeia.

Além dos objetivos estabelecidos, a Comissão Europeia também pretende melhorar e aumentar o uso dos recursos renováveis a fim de enfrentar os desafios globais com a mudança climática, por exemplo.

O primeiro objetivo voltado para a expansão e fortalecimento dos biosetores visa a criação da plataforma de investimento, o segundo objetivo voltado para a introdução das bioeconomias em toda a Europa irá definir programas estratégicos, criar mecanismos de apoio a União Europeia para as políticas voltadas para a bioeconomia e o lançamento de projetos pilotos sobre bioeconomia na zona rural, áreas costeiras entre outras. Já o terceiro objetivo é voltado para a criação de um sistema de acompanhamento para proteger o ecossistema.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: