Produção de biogás através de dejetos suínos está alavancando setor no Vietnã

Image

Iniciativa além de evitar emissões de gases poluentes, ainda contribui para levar energia limpa e barata para várias regiões do país

A substituição de fornos convencionais por fornos aquecidos através do biogás tem ganhado força no Vietnã. Com o objetivo de evitar a emissão de gases poluentes na atmosfera e levar energia limpa e barata para as regiões mais carentes do país, a ONG Holandesa SNV criou um projeto que produz biogás e incentiva cada vez mais a produção do bioproduto do país.

A criação de suínos é grande no Vietnã, uma vez que a carne é um dos principais alimentos utilizados pela população. A partir disso é que o projeto criado pela ONG decidiu esquematizar a utilização dos dejetos dos animais em biodigestores, de modo que os mesmos fossem transformados em biogás e alimentasse as regiões mais pobres com energia limpa e também gás para cozinhar.

Em 2003 a ONG já havia criado o Programa de Biogás do Vietnã e ao longo dos anos foi transformando os projetos em ações de sucesso. Desde a criação até 2018 a ONG já ajudou a criar 158 mil biodigestores e permitiu que o país deixasse de emitir cerca de 1,3 milhão de toneladas de carbono por ano.

A iniciativa de acordo com os especialistas está favorecendo bastante a população vietnamita, pois 60% do país ainda vive em regiões rurais, o que permite tanto a criação de porcos, a utilização dos dejetos e uso do biogás produzido para uso doméstico.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: