Estudo mostra retomada das fontes de energias limpas na competitividade no mercado livre de energia

Image

Documento destaca 5% de aumento em relação ao mês de agosto

Um estudo desenvolvido pela empresa de geração e comercialização de eletricidade, FDR Energia, mostra que a competitividade das fontes limpas no mercado livre de energia retomou em setembro. O documentou mostrou que o índice de atratividade apresentou uma retomada na competitividade das fontes limpas no mercado livre de energia brasileiro com um aumento de 5% em relação a agosto.

Dentre os estados que apresentaram uma boa visibilidade de migração para o Ambiente de Contratação Livre estão Tocantins, Pará, Espírito Santo e Goiás. De acordo com o levantamento, Tocantins continua na liderança do ranking com a média "0,624". Na segunda posição, permanece o Pará, com "0,614", seguido por Espírito Santo, com "0,602". Na quarta posição, ficou o estado de Goiás, com "0,600".

De acordo com Erick Azevedo, coordenador do estudo, o estudo é baseado no modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é calculado em um intervalo de "0,000" (para a menor atratividade) e "1,000" para a maior atratividade. "O resultado de setembro foi o melhor desde abril de 2018, sobretudo, impulsionado pelo aumento das tarifas de energia no mercado cativo" ressaltou ele.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: