Borras de Café podem ser transformadas em Biojoias e Objetos de Decoração

Image

Pesquisa desenvolvida por universidade espanhola serviu de inspiração para criação de empresa no Brasil

Consumido por todo o mundo, o café gera em torno de 20 milhões de resíduos por ano e para diminuir esse impacto ambiental uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha descobriu que é possível transformar a borra de café em biojoias e objetos de decoração.

A descoberta do novo bioproduto faz parte de um trabalho de conclusão de curso criado por uma das estudantes da Universidade. Após alguns testes experimentando formas de reaproveitar os insumos produzidos pelo café, a pesquisadora chegou a uma resina vegetal atóxica que misturada à borra resultou em um composto aerado que, apesar de rígido, confere leveza ao material 100% moldável.

Inspirada na pesquisa desenvolvida, a empresa chamada Recoffee Design foi criada em Ribeirão Preto, no Brasil. As peças criadas pela empresa através das borras de café inspiram em um modelo de negócio conhecido como Upcycling, que dá um novo uso e propósito a um produto que seria descartado e acrescenta um valor agregado.

Com o objetivo de alavancar o uso de tecnologias sustentáveis, as vendas das biojoias e bioprodutos são feitas por meio do e-commerce da marca e no showroom. Além de firmar novas parcerias e projetos, a expectativa da empresa é ampliar os pontos de venda físicos pelo país, principalmente em cidades metropolitanas; para isso, oferece pacotes para compras em atacado.

De acordo com Sérgio Luiz Camargo, biólogo e um dos representantes da empresa, o objetivo é trazer uma a produção ainda mais sustentável. “Essa é uma proposta muito ligada à nova economia, tanto as marcas como os clientes estão mais atentos ao ciclo produtivo. Prezamos por uma cadeia de produção ecofriendly e temos a permanente ambição de maximizar o conteúdo de matérias-primas recicladas em nossas fórmulas” ressaltou ele.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: