Equipamento que transforma lixo orgânico em energia chega ao Brasil

Image

HomeBiogas produz até três horas de gás por dia utilizando resíduo alimentar e promove reciclagem inteligente

O material orgânico corresponde a 52% do volume total de resíduos produzido no Brasil, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e na maioria das vezes é destinado a aterros sanitários sem qualquer tratamento. Contudo, há diversas formas de reaproveitá-lo no dia a dia, desde o simples ato de separá-lo de outros materiais e enviar à reciclagem, até a prática da compostagem. Um equipamento que chega ao Brasil este ano reutiliza esse lixo de forma ainda mais criativa e benéfica, com impactos socioambientais e na saúde pública, incentivando uma reciclagem inteligente, ajudando populações com saneamento básico precário e estimulando a erradicação do uso de carvão para cozinhar.

Criado por uma empresa israelense e já presente em mais de 70 países, o HomeBiogas utiliza os restos de alimento para produzir energia em forma de gás, que pode ser empregado no dia a dia. O aparelho é um sistema autônomo e projetado para ser DIY, ou seja, o próprio consumidor prepara seu funcionamento de forma rápida e fácil. Para começar, é preciso estimular a reprodução de bactérias, que ficam no biodigestor. Basta adicionar 100 litros de estrume animal e água e, em até duas semanas, o gás começa a ser produzido, fica armazenado e já pode ser empregado na cozinha. A partir deste substrato, é possível produzir até 3 horas de gás para consumo diário.

Como subproduto, há um biofertilizante líquido, orgânico e natural, que é ideal para jardinagem e agricultura em pequena escala. “Outro grande diferencial do HomeBiogas é que ele recebe qualquer tipo de lixo orgânico, incluindo óleos e frituras, e não só legumes, vegetais e frutas in natura”, acrescenta Leandro Toledano, representante da marca no Brasil. Ele ressalta que o usuário só precisa se preocupar em manter a umidade, para garantir a atividade biológica.


Fonte: Redação - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


PATROCÍNIO OURO

SISTEMA FIEP/SESI: http://www.sistemafiep.org.br/


PATROCÍNIO PRATA

ZHENG CHANG DO BRASIL : http://www.zhengchang.com.br/


PATROCÍNIO PRATA

BRDE: http://www.brde.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: