Usina Termelétrica de Biomassa de Guarapuava entra em operação

Image

Novo empreendimento tem capacidade para gerar 12,5 MW/h de energia limpa

Acaba de entrar em funcionamento a Usina Termelétrica de Biomassa de Guarapuava. A usina no Paraná é a primeira da nova unidade de negócios de energia, diz José Maurício Caldeira, da Asperbras.

A usina inaugurada pelo Grupo Asperbras, e já homologada pena Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem capacidade de geração de 12,5 MW/hora, que já estão integrados ao sistema. A unidade funciona a partir da queima de pinus e eucaliptos, que são comprados pela empresa em toras e picotados internamente no formato de cavaco, usados como lenha na caldeira, que movimenta os geradores.

O início de atividades de geração ocorreu após 18 meses de trabalho, que incluiu a aquisição, reforma e ampliação da usina, que encontrava-se desativada. O investimento totalizou R$ 36,5 milhões e responde pela criação de 32 empregos diretos e cerca de 250 indiretos.

“A produção de energia limpa está muito relacionada com os demais negócios do Grupo Asperbras, que sempre busca a sustentabilidade nos diversos setores onde atua”, afirma José Maurício Caldeira, acionista do grupo e integrante de seu conselho de administração.

A produção de energia elétrica em Guarapuava é vendida ao mercado e compensa o consumo energético de da GreenPlac, indústria de produção de MDF do Grupo Asperbras na cidade de Água Clara (MS).

A Asperbras Energia já programa um segundo investimento. A empresa adquiriu maquinário semelhante ao usado em Guarapuava para construir uma segunda usina termelétrica, de mesma capacidade. Uma das áreas em estudo para implantação também fica na cidade de Água Clara e poderá estar concluída em 2021.


Fonte: Redação - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


PATROCÍNIO PRATA

ZHENG CHANG DO BRASIL : http://www.zhengchang.com.br/


PATROCÍNIO PRATA

BRDE: http://www.brde.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO



Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: