Estudo desenvolvido pela USP é capaz de quantificar o CO2 presente nas florestas brasileiras

Image

Com uma metodologia e duas técnicas, pesquisador enriquece setor de biomassa florestal

Uma nova pesquisa desenvolvida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) encontrou uma nova metodologia capaz de quantificar o CO2 em florestas. Desenvolvido pelo biólogo, Michel Anderson Almeida Colmanetti, o estudo fornece estimativas mais precisas sobre a quantificação de carbono de uma floresta.

Através de metodologias já existentes e de duas técnicas conhecidas, Colmanetti desenvolveu uma equação mais precisa na quantidade de carbono desenvolvida. De acordo com ele em uma das técnicas chamadas de Técnica Não Destrutiva as florestas foram tratadas como homogêneas, onde estimativas grosseiras foram retiradas. Durante a análise foi possível descobrir a quantidade que cada floresta possuía de biomassa e consequentemente a quantidade de carbono por hectare.

Na segunda técnica chamada de Técnica Destrutiva, o pesquisador ressalta que o método foi o mesmo, porém a única diferença é que as espécies das árvores foram levadas em conta também. Após ambos os experimentos, o biólogo decidiu então pelo corte das espécies mais abundantes para se estabelecer uma nova equação ajustada as espécies plantadas.

O estudo desenvolvido traz para o setor uma nova forma de verificar a quantidade de CO2 produzido pelas florestas brasileiras. Com o grande potencial do CO2 nas mudanças climáticas, o estudo mostra o interesse da ciência na produção de estudos que contribuam para ações sustentáveis e a plantação de biomassa florestal é bastante importante neste sentido.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


PATROCÍNIO PRATA

ZHENG CHANG DO BRASIL : http://www.zhengchang.com.br/


PATROCÍNIO PRATA

BRDE: http://www.brde.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO



Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: