Universidade da Costa Rica desenvolve estudo que transforma resíduos de abacaxis em Biogás

Image

Projeto visa gerar energia limpa e utilizar sistema de geração distribuída

Um estudo desenvolvido pela Universidade da Costa Rica (UCR) está demonstrando que é possível gerar energia a partir de resíduos retirados das plantações de abacaxis no país. Os pesquisadores da Estação Experimental Agrícola Fabio Baudrit Moreno estão descobrindo nos resíduos uma boa oportunidade de gerar biogás através do processo de digestão bio-anaeróbica.

A tecnologia desenvolvida pelo projeto permite que os produtores de abacaxis gerem o biogás, gerem energia e além de abastecer suas próprias unidades com ela também forneçam o excesso produzido a rede elétrica da região através da geração distribuída. De acordo com os estudos os resíduos da fruta possuem um potencial enorme para geração de energia.

Todo o projeto testado pelos pesquisadores mostra que os resíduos são adequados para o processo de biodigestão, pois possuem um alto nível de produtividade de biogás em comparação a outros resíduos agrícolas orgânicos. Dados da experiência mostram que uma usina de energia biogás que utiliza abacaxi em sua produção pode gerar até 8 mil kW/h por mês.

O biodigestor utilizado durante o processo é um grande investimento feito pela propriedade rural, uma vez que a energia produzida poderá ser usada para alimentar equipamentos, secadores, aquecer ambientes entre outros. O estudo desenvolvido contou com o apoio da Cooperação Espanhola e do Ministério do Planejamento Nacional e Política Econômica (MIDEPLAN) da Costa Rica.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR
Foto: Anel Kenjekeeva


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: