Paraná: Sanepar produz biogás em tecnologia utilizada em suas estações de tratamento

Image

Iniciativas sustentáveis da Companhia foram destacadas em evento em Foz do Iguaçu, na última semana

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mostrou as estações de tratamento de esgoto sustentáveis (ETEs) que vem desenvolvendo no estado nos últimos anos. Em um evento realizado em Foz do Iguaçu, na última semana, a Companhia demonstrou as diversas iniciativas que vem desenvolvendo associadas ao biogás.

Durante o evento a Sanepar mostrou que atualmente atende cerca de 7,1 milhões de pessoas com serviços de coleta e tratamento de esgoto e também possui mais de 200 ETEs, distribuídas pelo estado. Nelas, segundo a empresa, são utilizadas tecnologias que envolvem a digestão anaeróbica, a qual consequentemente gera um subproduto chamado biogás.

A companhia ressaltou que utiliza um programa de computador chamado ProBio 1.0, que por sua vez foi desenvolvido pela Sanepar em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem como objetivo gerar estimativas da quantidade de biogás produzido nas estações. Até o momento estima-se que a produção chega a 54 GW/h ano de energia elétrica se todo o biogás produzido fosse utilizado para gerar energia.

Além das ETEs, a Sanepar também participa do programa Probiogás, o qual foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades em parceria com o governo alemão, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O mesmo tem como objetivo ampliar o aproveitamento energético de biogás no setor brasileiro de saneamento, contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pela companhia dentro do programa estão o projeto Paraná Bem Tratado, o qual prevê uma linha de financiamento de 50 milhões de euros do banco alemão KfW para o fortalecimento da produção de biogás e também para a ampliação e implantação de ETEs sustentáveis no estado.


Fonte: Thayssen Carvalho
Foto: Maurilio Cheli


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: