O Portal Biomassa BR traz uma entrevista exclusiva com Marcelo Joaquim da empresa TMSA!

Image

A empresa será expositora da 3ª Expobiomassa, a qual é a principal Feira de Biomassa e Energia do país e da América Latina!

Uma série de entrevistas nos próximos dias pretende trazer o perfil das empresas que estarão presentes na 3ª Expobiomassa este ano, a qual acontece entre os dias 04, 05 e 06 de setembro em Curitiba, no Paraná!

Confira abaixo a entrevista com Marcelo Joaquim, representante da TMSA, a qual é a principal fornecedora de equipamentos para terminais e movimentação de granéis sólidos.

Biomassa BR: Nos conte um pouco sobre a trajetória da TMSA e como ela vem se destacando no setor de Biomassa Brasileiro.

TMSA: O Grupo TMSA é um dos principais fornecedores de equipamentos para terminais e movimentação de granéis sólidos em altas capacidades e longas distâncias. Atuando desde 1966, cerca de um terço das principais commodities brasileiras embarcadas passam pôr equipamentos TMSA. A TMSA conta com uma equipe de profissionais especializados em disciplinas como Engenharia, Mecânica Elétrica, Automação e Controle Ambiental, oferecendo um portfólio tecnológico único. Com desenvolvimento próprio ou por meio de suas alianças com grandes nomes reconhecidos globalmente, oferece soluções integradas de padrão mundial, específicas para cada cliente. Todo projeto TMSA se destaca pela confiabilidade, segurança e durabilidade, mas vai além: oferece uma visão global que integra investimentos com aspectos ambientais, sociais e de infraestrutura. Tendo em vista nossa tradição no mercado de movimentação e nossa parceria de 27 com a fabricante alemã de equipamentos para produção de pellets, juntos oferecemos a solução completa desde o projeto até o produto acabado.

Biomassa BR: Como você classifica o setor atualmente e quais suas expectativas para os próximos anos?

TMSA: A biomassa está deixando de ser tratada como um sub produto ou resíduo e sendo considerada uma excelente matéria prima como fonte de energia térmica, elétrica e até mesmo na nutrição animal. Falando especificamente sobre pellets, em função de nossa grande oferta de biomassa, há excelentes perspectivas para projetos aqui no Brasil para exportação em larga escala para os países que assinaram o acordo de Paris (COP21) e que se comprometeram em mudar suas matrizes energéticas por uma fonte renovável. Além deste, percebemos um forte crescimento na demanda no mercado local (Brasil) para aquecimento de aviários que produzem frango de corte. As dificuldades de armazenagem e operacionais com o uso da lenha está fazendo com que os avicultores procurem alternativas mais eficientes. Somente no Estado do Paraná por exemplo, há mais de 29.000 aviários onde aos poucos estão sendo convertidos de lenha por pellets. Há também o mercado de consumo residencial europeu (aquecimento doméstico) que é consolidado e consome mais do que produz, importando grandes volumes. Empresas brasileiras que possuem resíduo também estão atentas a esta interessante fatia, ainda mais com os patamares atuais do câmbio.

Biomassa BR: Quais desafios você ainda acha que o setor precisa vencer para se fortalecer ainda mais?

TMSA: Apesar de embrionária, já existem algumas propostas públicas de incentivo em tramitação para uso da biomassa como fonte renovável de energia. Pelo lado do governo, precisamos maior ênfase neste setor haja vista que possuímos uma das maiores ofertas de biomassa do mundo (bagaço de cana, resíduos florestais, etc). Por outro lado, as indústrias do setor privado que geram um grande volume de resíduos de biomassa, ficam sobre uma área cinza entre investir ou não em um negócio que não é seu core business.

Biomassa BR: A TMSA é uma das expositoras da 3ª Expobiomassa este ano e quais novidades a empresa pretende trazer ao público durante o evento? Algum produto novo? Algum lançamento? Tecnologia novo? Fique a vontade para descrever!

TMSA: Em termos de tecnologia, estaremos promovendo nossos 11 modelos de peletizadoras que atendem à diversas capacidades (desde 0,3t/h até 6t/h por máquina). Além disso, nossa tecnologia dispensa o uso de moinho martelos em determinadas aplicações (Exemplo: peletização de maravalha) reduzindo significativamente o custo operacional do processo, principalmente no que se refere ao gasto com energia elétrica. Além disso estaremos no estande atuando em parceria com o banco DL (Deutsche Leasing) e Comexport fazendo simulações de leasing e financiamento aos interessados em investir neste setor.

5- Como a empresa enxerga eventos como o CIBIO e a 3ª Expobiomassa para o setor e como a mesma se sente em fazer parte dele neste momento?

É um evento onde diversos setores buscam entender um pouco mais sobre as aplicações da biomassa e, no nosso caso, pellets. O interesse em “descobrir o novo” é o primeiro passo para alavancarmos o mercado e para nós da TMSA é uma oportunidade muito direcionada para abordarmos não apenas sobre nossos equipamentos e tecnologias, mas também transmitir as perspectivas de produção e consumo deste produto no Brasil e no mundo.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: