Novo tecido é criado a partir de resíduos de biomassa de coco

Image

Startup transforma resíduos em tecidos através da fermentação

Uma startup, especializada em criar tecidos ecológicos, chamada de Nanollose divulgou na última semana a criação de um novo produto gerado a partir de resíduos de biomassa do coco. O tecido chamado de Nullarbor é produzido sem plantas e será direcionado para a modo sustentável de acordo com a empresa.

O novo tecido foi criado a partir de uma tecnologia utilizada pelo cientista Gary Cass, o qual utiliza a fermentação dos resíduos orgânicos durante o processo. A empresa utiliza os resíduos da Indústria do coco da Indonésia, sintetiza-os em celulose microbiana e por fim os transforma em fibra.

O novo produto é considerado super sustentável pela empresa, uma vez que a fibra produzida a partir dos resíduos do coco não precisam utilizar produtos extremamente químicos em sua produção e também não agride árvores como na produção tradicional.

De acordo com o CEO da empresa, Alfie Germano, a produção tradicional de fibras vegetais exige muito do meio ambiente. "Para criar as fibras de rayon ou viscose que são usadas atualmente em roupas e tecidos, inúmeras árvores precisam ser cortadas, lascadas e depois tratadas com produtos químicos perigosos, e para produzir algodão suficiente para uma única camiseta, são necessários 2.700 litros de água” destacou ele.

O processo da nanocelulose, por sua vez, utiliza micróbios que convertem a biomassa de coco em celulose. Além de não precisar das árvores, o produto também fica pronto super rápido, cerca de um mês de acordo com Germano.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: