Projeto desenvolvido em universidade dos Estados Unidos produzirá energia a partir de cavacos de madeira

Image

Iniciativa faz parte de uma parceria entre a UMaine e a multinacional Honeywell International

Um projeto desenvolvido pela Universidade de Maine (UMaine), nos Estados Unidos visa gerar energia limpa nos próximos anos. A ideia é abastecer o campus que fica na cidade de Orono com energia vinda da biomassa, como cavacos de madeira e também de painéis solares.

A iniciativa será de uma parceria entre o sistema universitário e a multinacional Honeywell International, a qual ganhou o processo de licitação estipulado pela universidade. De acordo com a Universidade a energia será produzida em um Centro de Energia Renovável criado na unidade, onde o mesmo produzirá energia através de cavacos de madeira colhidos no próprio local e também através de um enorme painel solar.

Um contrato foi redigido entre as partes como meio de formalizar a parceria, porém ainda não se sabe ao certo o valor do investimento que será utilizado durante a instalação do projeto. De acordo com alguns rumores o valor estipulado estaria em torno de 100 milhões de dólares.

O novo projeto da UMaine mostra que a universidade vem buscando avançar na questão de energias renováveis criando um grande empreendimento energético em uma de suas unidades. Na visão da instituição o novo centro de energia renovável servirá como um "laboratório vivo" também, onde os estudantes de engenharia e outros profissionais poderão ter acesso a novas tecnologias sustentáveis.

De acordo com a Honeywell, o novo projeto visa diminuir em até 94% a conta de energia elétrica da universidade, além de contribuir com a diminuição dos gases de efeito estufa na atmosfera. Em nota a empresa destaca que a UMaine se sobressairá nos próximos anos como uma instituição preocupada com o meio ambiente.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: