Fórum GD movimenta o setor de Geração Distribuída do sul do país no primeiro dia

Image

Secretária do Estado de Minas e Energia, Suzana Kakuta foi uma das autoridades presentes no evento e destacou a importância da troca de informações entre empresários e universidades

O primeiro dia do Fórum GD foi um sucesso. O evento, que reuniu cerca de 400 congressistas, teve a participação de grandes nomes do setor de Geração Distribuída do país. Realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Fórum GD debateu diversos assuntos relacionados ao setor e criou um importante networking entre os participantes.

A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades da capital gaúcha, como por exemplo, a secretária do Estado de Minas e Energia, Suzana Maria Kakuta, a qual representou o governador do estado José Ivo Sartori.

Na ocasião Kakuta exaltou a importância de eventos como o Fórum GD para disseminar a produção de energia limpa pelo Rio Grande do Sul e também pelo país. "Primeiro que eu fiquei muito feliz em ver o auditório discutindo um tema novo, mas ao mesmo tempo muito importante para o Brasil. A Geração Distribuída preenche uma lacuna importante que é a possibilidade de oferta de novas fontes energéticas para o Brasil" ressaltou ela.

Kakuta também destacou que a geração distribuída cria novas oportunidades para o país, uma vez em que em momento de crise, a produção de energia limpa ajuda a diminuir alguns investimentos públicos e incentiva o empreendedorismo. "A gente sai daquele modelo tradicional da geração de energia no Brasil com altíssimos investimentos em hidrelétricas e centrais térmicas, e sai para um modelo onde o empreendedorismo é muito mais viável com menor necessidade de recurso" afirmou ela.

O apoio das universidades ao Fórum GD também foi algo que chamou bastante a atenção de Suzana, pois para ela a união entre a inovação tecnológica e quem oferta o produto é essencial para o desenvolvimento do setor. "Eu queria destacar a importância da presença das universidades aqui dentro, porque esta é uma área em que inovação tecnológica vai ser determinante, então esta composição entre quem é ofertante de máquinas, equipamentos e soluções, o consumidor final muitas vezes e quem faz inovação isso pode sim fazer nascer no Brasil muito mais conteúdo tecnológico, uma vez que a gente sabe que nesse setor é altamente dependente de importação de partes e componentes" explicou ela.

O primeiro dia do evento contou com cinco painéis envolvendo mais de 19 palestras ao longo do dia. Questões como a análise de mercado, ações do governo em prol da GD, as cooperativas de crédito e financiamento, o mercado GD e suas perspectivas e a GD na região Sul do país foram os temas abordados pelos profissionais. Para a organização do evento, o Fórum GD superou todas as expectativas e com certeza contribuiu bastante para o fortalecimento do setor de Geração Distribuída do país no Brasil.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: