Projeto de lei que fortalece setor de biogás e biometano é aprovado no Paraná

Image

Especialista da ABiogás, Camila Agner D Aquino, fala sobre as vantagens que o projeto poderá trazer para o estado

No último mês a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou um projeto de lei que prevê a criação da Política Estadual do Biogás e Biometano. A proposta foi aprovada em primeira votação e visa contribuir ainda mais com o setor renovável no estado. O texto do projeto de lei estabelece algumas regras e obrigações que apoiam às cadeias produtivas dos materiais derivados da decomposição de matéria orgânica.

Segundo a gerente executiva da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), Camila Agner D Aquino, a iniciativa do projeto de lei é bastante positiva, pois o projeto poderá colocar o Paraná na vanguarda do aproveitamento de resíduos da agroindústria. O ano de 2017 foi um ano fundamental para o setor de biogás e biometano no país de acordo com ela, pois fez com que muitos estados fizessem políticas específicas de promoção, organizando e fortalecendo ainda mais o setor.

Para D Aquino o novo projeto de lei traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento do setor no estado. "O Projeto faz com que, pela primeira vez, o Paraná tenha definido perante às entidades estaduais quais as responsabilidades e deveres de cada uma para a promoção do biogás no Estado. No Projeto estão bem definidos os instrumentos de incentivo à fonte e os benefícios que o Estado obterá com isso, o que deverá ter grande impacto na disseminação desse energético. A partir desse projeto de lei, poderão surgir programas que visem a aquisição de energia elétrica distribuída a partir de biogás e de biocombustível, por exemplo" ressaltou ela.

Apesar das grandes expectativas do novo projeto de lei, o setor de biogás e biometano no Paraná ainda precisa vencer dois outros obstáculos para fortalecer seu desenvolvimento que são as linhas de financiamento adequadas e também o fortalecimento da cadeia de produtores e fornecedores de equipamento. De acordo com Camila, a ABiogás age diretamente desta questão buscando sempre levar conhecimento e soluções para seus associados.

Esta semana, por exemplo, um evento desenvolvido pela ABiogás será realizado com o objetivo de mostrar novas tendências do mercado nacional e internacional e também os próximos investimentos tecnológicos no segmento de biogás e biometano para produtores e fornecedores. Chamado de Seminário Técnico e com o tema “Nova Geração do Biogás”, o evento visa consolidar o setor com garantia de qualidade e disponibilidade de energia para o futuro.


Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: