Produção de energia limpa em Moçambique pode levar energia elétrica para toda a população

Image

País possui grande potencial energético para energias renováveis e pode expandir sua rede elétrica nos próximos anos

Investimentos em energias renováveis está sendo cada vez mais prioridade na visão de governos internacionais. O governo de Moçambique, por exemplo, está buscando investir em projetos sustentáveis para aumentar sua demanda energética. A Direção Nacional de Energias destacou na última semana que pretende expandir a rede elétrica pública com energia limpa, pois atualmente a mesma corresponde apenas 27% em projetos renováveis.

A diretora nacional adjunta de energia do país, Marcelina Mataveia, destacou durante um evento sobre eficiência energética que a produção de energia limpa em Moçambique é essencial para o acesso à energia elétrica no país. De acordo com ela o atual cenário da matriz energética do país cobre apenas 1,7 milhões de clientes, sendo uma população total de 28,8 milhões de habitantes no país.

O grande potencial energético do país para fontes alternativas é a esperança de um cenário diferente nos próximos anos, onde muitas pessoas poderão ter acesso a energia elétrica segundo Mataveia. “A extensão territorial do nosso país e o nível de dispersão das nossas comunidades torna muito difícil atingir o objetivo de acesso universal à energia até 2030 apenas com recurso a rede nacional” explica ela. Com os investimentos em energia limpa ela acredita que produção energética aumente e favoreça essa questão no país.

Na visão de Misério Banze, chefe do Departamento de Eficiência Energética na Direção Nacional de Energia, a busca por investimentos em energia limpa é fundamental para o país. “Com ações apenas do Governo, não vamos atingir os objetivos que pretendemos. O setor privado, por exemplo, pode exercer um papel fundamental na promoção da energia renovável em Moçambique” ressaltou ele.


Foto: Thayssen Carvalho - Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: