Atlas de biomassa fornece mapa para futura sustentabilidade

Image

Província canadense poderá ser líder global no setor de bioeconomia

A biomassa é um grande tema, mas é uma oportunidade ainda maior para a província de Manitoba, no Canadá. Um atlas lançado recentemente pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD) mostra que a região é rica em biomassa, a qual é produzida da agricultura, dos resíduos florestais, das terras marginais e também valas de beira de estrada.

Chamado de Manitoba Bioeconomy Atlas, o documento foi criado para ajudar a população da província a entender e se beneficiar de uma ferramenta de planejamento baseada na Web, a qual é de fácil acesso e que ajuda a entender e mapear a ampla oferta de biomassa da região.

Um dos especialistas que liderou o projeto, Geoffrey Gunn, ressalta que o Atlas ajudará no destino correto da biomassa, pois atualmente a mesma ainda é bastante desperdiçada. "Algumas dessas biomassas já estão sendo bem aproveitadas como cama de gado e composto, mas grande parte é desperdiçada e poderia ser usada como combustível" ressalta ele.

Para Gunn a biomassa florestal é uma fonte viável e abundante de energia renovável na província, pois oferece toda uma série de benefícios ambientais e econômicos. O uso de biomassa para energia no lugar de combustíveis fósseis reduz imediatamente as emissões de gases de efeito estufa segundo ele. “Um benefício adicional da colheita de biomassa não tradicional, como taboas, é a remoção de nutrientes, como o fósforo, que contribuem para a proliferação de algas”, disse Gunn. “Por exemplo, se tivéssemos de remover 22% dos resíduos de culturas de campos agrícolas e 25% da biomassa de taboeira, poderíamos remover 2.000 a 5.000 toneladas de fósforo de nossa paisagem - um enorme benefício para a saúde de nossos lagos" ressaltou ele.

O especialista ainda destaca que os avanços nos biocombustíveis, bioquímica e ciência dos materiais mostram que podemos usar resíduos da agricultura ou da silvicultura para abastecer novas indústrias. A bioeconomia é o segmento da economia provincial que utiliza produtos e serviços renováveis do ambiente natural.

O Atlas de Bioeconomia de Manitoba apresenta análises logísticas e econômicas das fontes que poderiam fornecer grandes operações de processamento nas indústrias de biocombustíveis, bioquímicos ou biomateriais, além de atrair investimentos de alta tecnologia para a região. Gunn explica que fez apresentações para os principais interessados e tomadores de decisão com o Bioeconomy Atlas para informar as pessoas sobre os grandes recursos de biomassa de Manitoba, particularmente resíduos de colheitas, plantas de pântanos e casca da indústria madeireira provincial. O atlas tem um papel vital e essencial segundo o especialista e ele quer colocá-lo nas mãos dos produtores também.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: