Biomassa vem ganhando cada vez mais espaço na Europa

Image

Usinas estão substituindo o carvão por produtos sustentáveis

Desde o acordo de Paris a produção de energia através de fontes renováveis vem crescendo consideravelmente. São inúmeras as alternativas encontradas para gerar energia limpa no mundo. Em 2015 mais de 174 nações se comprometeram em contribuir com as metas da ONU para diminuir o aquecimento global.

Dentre as alternativas escolhidas pelos países estão as usinas de biomassa, as quais estão se tornando cada vez mais populares, principalmente em países escandinavos. A intensa criação de projetos de biomassa mostra que a tecnologia para executar estas plantas está mais fácil, pois está cada dia mais barata.

Um relatório desenvolvido pela empresa de consultoria Gerda Nölp destaca que os projetos de biomassa estão sendo alternativas para as usinas alimentadas por combustíveis fósseis. As plantas de biomassa podem usar vários tipos de matéria orgânica como combustível. Geralmente são resíduos ou subprodutos que estão disponíveis localmente em grandes quantidades, combinações de diferentes tipos de biomassa, gás natural e biomassa, ou carvão e biomassa também são possíveis.

Segundo o documento as usinas europeias de biomassa frequentemente queimam palha - um subproduto da agricultura - ou madeira em várias formas também, como as aparas de madeira, pellets ou outros resíduos de madeira. Em outras regiões, outros materiais, como resíduos de milho, bagaço de cana de açúcar ou resíduos de palmeiras de óleo também são utilizados.

A maioria das usinas de energia elétrica de biomassa são instalações de calor e energia combinadas que produzem calor para aquecimento urbano e eletricidade. Sua eficiência total geralmente é muito maior que a das plantas que produzem apenas eletricidade segundo especialistas.

Alguns projetos estão sendo cogitados como grandes avanços na área pelos especialistas na Europa como a primeira planta alemã de palha, a nova unidade de cogeração HOFOR Bio 4 na usina Amagerværket em Copenhague, na Dinamarca e também os projetos recentes de biomassa na Suécia que incluem a nova planta de coleta de KVV8 da Fortum Värtaverket, em Estocolmo.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: