Coleta seletiva na Infraero reúne 1,1 mil toneladas de materiais recicláveis

Image

Resíduos serão encaminhados para cooperativas recicláveis

Para tornar mais eficiente o processo de recolhimento e descarte correto do lixo produzido em seus aeroportos, a Infraero adotou ao longo dos anos pontos de coleta seletiva em todos os terminais administrados pela Rede. Entre 2015 e 2017 foram coletadas mais de 1.100 toneladas de lixo, entre papelão, plástico, metal e vidro; em apenas 10 dos principais aeroportos da empresa. O levantamento foi feito pela Superintendência de Meio Ambiente da estatal com base nos dados repassados pelas cooperativas que receberam os resíduos durante o período.

Os aeroportos pesquisados foram os de Congonhas (SP); Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Cuiabá (MT); Manaus (AM); Pampulha (MG); Recife (PE); Salvador (BA); Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). Estes três últimos foram concedidos à iniciativa privada no início de janeiro de 2018. Nos terminais sob administração da Infraero há ao menos duas cooperativas de reciclagem cadastradas e, com os materiais recicláveis, ajudam a garantir a renda de, em média, 40 cooperados por mês, em cada aeroporto.

Por meio desta ação, foi possível realizar melhorias na separação, armazenamento e até mesmo conscientização dos passageiros quanto ao descarte do lixo produzido. Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão Junior, o intuito é realizar a coleta seletiva com repasse às cooperativas nos demais aeroportos da empresa. "A proposta é incentivar cada vez mais a adoção dessa pratica no âmbito dos aeroportos, já que além dos benefícios ambientais e sociais, há a redução de custos com destinação em aterros", destaca.

Apesar da ação direta da coleta dos resíduos ser repassada para as cooperativas cadastradas apenas nestes 10 terminais, Fued ressalta que todos os 50 aeroportos administrados pela Rede Infraero têm pontos de coleta seletiva e outras ações são executadas nos demais terminais. "Esses 10 foram selecionados por serem mais representativos. Por ser uma empresa pública, com responsabilidade socioambiental e, considerando o decreto 5940/2006, os materiais recicláveis coletados são doados a cooperativas e associações, contribuindo para a geração de renda dos trabalhadores locais", conta. O decreto citado pelo superintendente institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Os três erres

A Infraero tem como base o "princípio dos três erres": Redução, Reutilização e Reciclagem. Apenas em 2017, os 10 aeroportos analisados recolheram mais de 450 toneladas de materiais recicláveis entre, papelão, plástico, metal e vidro. Além de sensibilizar os usuários dos terminais e contribuir com as cooperativas, a Infraero também tem como principal intuito preservar o meio ambiente. No último ano, com a reciclagem de 239 toneladas de papéis e papelões foi possível evitar a emissão de quase 600 toneladas de CO² (dióxido de carbono) para a atmosfera - gás responsável pelo efeito estufa, além de poupar cerca de 4.700 árvores. Já com as 37 toneladas de metais reciclados foi possível poupar 184 toneladas de minério extraído. Os vidros reciclados também puderam evitar a retirada de 50 toneladas de areia.


Fonte: Redação - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: