Nova Portaria do MME pode favorecer produção de bioeletricidade no país

Image

Valor Anual de Referência Específico favorecerá produção através de Geração Distribuída

O setor de Biomassa e Energia vê com bons olhos a nova Portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) de nº 65, a qual prevê a atualização dos Valores Anuais de Referência Específicos (VRES) para os Sistemas de Geração Distribuída e que envolve novos valores para biogás, biomassa dedicada, biomassa residual, cogeração entre outras.

De acordo com a União da Industria da Cana de Açúcar (UNICA), a nova portaria estabelecerá um valor específico para a biomassa residual da cana sendo de R$ 349/MWh e R$ 390/MWh para o biogás, o que favorece o setor uma vez que antes da portaria o valor era genérico, sem considerar as características técnicas específicas da bioeletricidade.

Além dos novos valores, a nova portaria também contribuirá para o setor de geração distribuída no país. O Valor Anual de Referência Específico (VRES), estabelecido pela portaria, estimulará a viabilidade de mais projetos deste tipo de geração distribuída, ao mesmo tempo em que trarão mais uma opção de contratação pelas distribuidoras, fazendo-as dependerem menos dos Leilões Regulados na visão da UNICA.

Para o gerente de bioeletricidade da UNICA, Zilmar Souza, a contratação via chamada pública GD é opcional para as distribuidoras de energia elétrica, mas representa um mercado potencial bastante significativo para a bioeletricidade. "Agora, precisamos é encontrar mecanismos para estimular a utilização efetiva desta modalidade de contratação pelas distribuidoras, até hoje pouco empregada na prática” ressaltou ele.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: