Projetos de Energia Renovável ganham força no Paraná

Image

Investimento orçado em 52 milhões de reais visa contribuir com projetos de biogás e energia solar

A produção de energia renovável no Paraná vem ganhando cada vez mais força. Está semana a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) divulgou que irá destinar cerca de 52 milhões de reais para projetos inovadores de geração de energia limpa.

Os projetos serão desenvolvidos por quatro universidades paranaenses que são: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e serão desenvolvidos pelos próximos três anos.

Os projetos foram aprovados em chamada pública aberta pelos programas de Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento da Copel, sob regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Cada instituição terá um ano para a execução dos projetos e mais um ano para prever monitoramentos e resultados. Já em relação a pesquisas e desenvolvimento, cada uma terá três anos para executar.

Há previsão é que mais de 71 mil pontos de iluminação recebam placas solares, gerando assim 2.200 kWp de energia solar. A produção de biogás também está prevista gerando mais de 120 kW.

Além de resultar na redução das contas de luz das universidades, os projetos visam aprimorar a gestão energética das instituições e formar novos hábitos de consumo. De acordo como o presidente da Copel, Antonio Sérgio Guetter, o desenvolvimento de conhecimentos será aproveitado por professores, funcionários e pelos alunos. “Os estudantes poderão participar dos projetos de pesquisa e também terão disciplinas específicas inseridas nas grades dos cursos”, explica.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: