Projeto de produção de biofertilizantes do CIBiogás recebe apoio de instituições

Image

Termo de intenções para fortalecer iniciativa foi assinado por Iapar, Estado do Paraná, Itaipu Binacional, PTI e Oeste em Desenvolvimento

O projeto de produção de biofertilizantes apresentado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) recebeu o apoio formal do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) nesta quarta-feira (7), no Seminário Agroinovação, promovido pelo Iapar, durante o 30º Show Rural Coopavel em Cascavel (PR).

As instituições assinaram um termo de intenções visando fortalecer iniciativas e ações estruturadas para o desenvolvimento na região Oeste do Paraná. Além do projeto desenvolvido pelo CIBiogás, a parceria contempla a atuação conjunta para inserir o Programa IBITIBA, o Projeto para Instalação do Polo de Nutracêuticos e de Alimentos Funcionais (PNAF) como pauta permanente do Sistema Regional de Inovação Oeste (SRI) do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).

A apresentação do projeto de produção de biofertilizantes foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Rafael Gonzalez. A iniciativa tem como objetivo incentivar que os produtores rurais tenham uma alternativa sustável e viável, produzindo biogás e biofertilizantes a partir do processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio, de resíduos como dejetos de animais. “Em média 70% dos fertilizantes usados no Brasil atualmente são importados, essa é uma grande oportunidade para reduzir os custos de produção no agronegócio e promover o desenvolvimento do setor”, explicou Gonzalez.

O diretor de Coordenação de Itaipu, Newton Kaminski, destacou a importância de projetar o desenvolvimento regional. “Temos que planejar as nossas ações para a região Oeste do Paraná. O que fizermos nos próximos três, quatros anos vai conduzir a nossa atuação nas próximas décadas”, afirmou.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, a região deve valorizar as parcerias com Itaipu, CIBiogás, Programa Oeste em Desenvolvimento e instituições de pesquisa. “A Itaipu sempre vai investir no Paraná, e temos que aproveitar este potencial para desenvolver a região”, afirmou.


Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional

Fonte: Redação - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: