Brasil ultrapassa mais de 20 mil conexões de geração distribuída

Image

Aneel destaca que a potência instalada deste tipo de geração chega a 247,30 MW

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou esta semana que a produção de energia elétrica através da geração distribuída ultrapassou 20 mil conexões. A produção de energia pelo próprio consumidor vem ganhando espaço entre os lares brasileiros, sendo 16,2 mil ligações apenas da classe residencial.

Dados da Aneel demonstram que a micro e mini geração de energia representa uma potência instalada de 247,30 MW, o que é suficiente para atender 367 mil residências. Ainda segundo a agência a fonte mais utilizada para esse tipo de geração é a energia solar fotovoltaica e seguida pela termelétrica a biomassa ou biogás.

Dentre os estados que mais possuem conexões, Minas Gerais é o que vem liderando com 4.484 conexões. Em seguida vem São Paulo com 4.038 e Rio Grande do Sul com 2.497. De acordo com a Aneel estes estados estão entre aqueles que aderiram ao Convênio ICMS 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o qual isenta o pagamento de tributo estadual (ICMS) sobre o excedente de energia elétrica gerada por sistemas de geração distribuída.

O crescimento da geração distribuída no Brasil deu um boom no último ano. A produção deste tipo de energia tornou- se possível desde que a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 entrou em vigor e permitiu ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.



Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Diante deste cenário de crescimento é que também o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) acontecerá em outubro de 2018. Com o objetivo de discutir o atual cenário da Geração Distribuída com Fontes Renováveis de Energias na matriz elétrica brasileira, o evento busca oferecer oportunidades de negócios e perspectivas de crescimento.

O CBGD 2018 acontecerá em Fortaleza, no Ceará entre os dias 24 e 25 de outubro. O evento contará om a presença das principais empresas atuantes no setor, para compartilhar e discutir soluções tecnológicas, procedimentos comerciais, estratégias de mercado e informações que impulsionem o crescimento Geração Distribuída na Matriz Elétrica Brasileira.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site www.cbgd.com.br e ficar por dentro da programação, inscrição e datas para trabalhos técnicos.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: