Brasil inicia processo de adesão na Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA)

Image

Iniciativa foi aprovada de forma unânime por comissão do governo federal e visa contribuir ainda mais com a produção de bioenergia no mundo

Na última semana o Brasil ganhou mais um incentivo à produção de energia limpa no país. A Comissão Interministerial de Participação em Organismos Internacionais do Governo Federal aprovou o processo de adesão, no qual o país será incluso na Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

Aprovada de forma unanime, a entrada do país na IRENA será extremamente importante na visão dos especialistas. A agência internacional é uma organização intergovernamental que apoia o desenvolvimento de energias renováveis nos países membros, bem como a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A participação brasileira poderá contribuir com o desenvolvimento de países que desejam impulsionar a produção de bioenergia. Através de condições ideais para o desenvolvimento de fontes bioenergéticas, o Brasil poderá fortalecer pesquisas e evoluções tecnológicas de outros países.

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, a entrada do país para a IRENA possibilitará ao país participar mais ativamente dos debates sobre o tema e também se beneficiar das ferramentas e iniciativas desenvolvidas pela agência. "O Brasil é um dos melhores exemplos da substancial representatividade das energias renováveis na matriz, tanto elétrica quanto energética, e tenho convicção de que poderemos contribuir muito com a Agência e seus países membros. Como país membro, poderemos participar mais ativamente do debate sobre temas relevantes da agenda energética internacional, bem como nos beneficiar das ferramentas e iniciativas desenvolvidas pela IRENA” ressaltou ele.

Atualmente a IRENA possui 152 países membros e cerca de 30 países em processo de adesão como o Brasil. De acordo com Luiz Barroso, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e representante do Brasil nas assembleias da IRENA, destacou o pioneirismo do país em políticas energéticas e como elas contribuirão com a agência. "O Brasil é pioneiro em uma serie de políticas para inserção de energia renováveis que foram posteriormente referências para vários países. Sua participação na IRENA colocará o país na elite mundial da nova onda de discussões, exportando e importando o melhor do conhecimento sobre o tema" afirmou ele.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: