Grupo Asperbras inicia produção de energia por biomassa em Guarapuava (PR)

Image

Projeto visa produzir 7.200 MW de energia elétrica a partir de pinus e eucalipto

Guarapuava, na região centro-sul do Paraná, ganha em 2018 uma usina de geração de energia por biomassa. A unidade irá usar rejeitos de pinus e eucalipto, abundante na região, como lenha em caldeiras que produzirão, inicialmente, 7.200 MW de energia elétrica.

A usina de Guarapuava pertence ao Grupo Asperbras e sua produção energética irá abastecer a fábrica de placas de madeira certificada da GreenPlac, também pertencente ao grupo, que será inaugurada nos próximos meses, em Água Clara (MS). Ou seja, a indústria funcionará com energia gerada a partir dos rejeitos de seu processo produtivo, em um sistema sustentável, de baixa emissão de carbono.

“A geração em Guarapuava tem capacidade igual à estimativa de necessidade de energia que teremos para produzir MDF”, afirma José Maurício Caldeira, da Aspebras. Sócio-diretor do grupo. A energia produzida no Paraná será vendida ao mercado. Os recursos resultantes dessa operação serão capitalizados pela empresa para comprar energia que abastecerá a fábrica, instalada no Mato Grosso do Sul.

“A energia é uma commodity hoje, comprada e vendida em um mercado específico. Você faz contratos pelo seu potencial de consumo e, às vezes, tem que vender excedentes ou comprar aquilo que falta”, pontua Caldeira, um dos idealizadoras do projeto que integra Guarapuava (PR) a Água Clara (MS).

PROJETOS SUSTENTÁVEIS

A iniciativa do Grupo Asperbras integra um planejamento estratégico de longo prazo, no qual foram produzidos diversos estudos de viabilidade para negócios a partir de fazendas de sua propriedade no Paraná. Inicialmente, a empresa pretendia fornecer celulose para grandes players instalados na região. A proposta final acabou sendo afunilada para a produção de placadas madeira certificada, um produto de maior valor agregado, utilizado na indústria moveleira.

“Dentre os projetos estudados, havia a de geração de energia por biomassa”, lembra José Maurício Caldeira, da Asperbras. A partir da oportunidade de utilizar uma instalação termelétrica de Guarapuava, que estava desativada, a empresa elaborou um projeto que integra essa usina à planta indústria de placas de madeira. Os rejeitos da indústria, compostos por galhos, copas de árvore e toras finas, são aproveitadas como lenha, que abastecem as caldeiras da usina.


Fonte: Redação - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: