Estudo desenvolvido pela Embrapa foca nas florestas plantadas em Goiás

Image

Pesquisa faz parte de uma parceria entre a Embrapa e o Sebrae/GO

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou na última semana um levantamento sobre as florestas plantadas no estado de Goiás. Intitulada como “Cenário do Setor de Florestas Plantadas no Estado de Goiás”, o projeto foi produzido pela Embrapa Florestas em parceria com o Sebrae/ GO.

Baseado no projeto Goiás – Sustentabilidade Agroflorestal, a pesquisa fez um levantamento via sensoriamento remoto sobre as três principais espécies plantadas no estado que são eucalipto, pinus e seringueira. O levantamento foi feito durante o ano de 2016 e várias informações como área plantada e idade do plantio forma levantadas.

Através de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a pesquisa também apresentou informações sobre a quantidade de madeira e borracha produzida, além de também informações sobre faturamento e arrecadação de tributos, informações que foram disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás.

Segundo a pesquisadora Cristiane Fioravante Reis, da Embrapa Florestas, entre as conclusões do levantamento o destaque vai para o impacto a tributação na economia florestal. “Goiás tem uma alíquota alta de ICMS para o setor de base florestal, o que acaba desestimulando os investimentos no setor” ressalta ela.

Outra questão analisada pela pesquisa foi a produção de lenha pela silvicultura goiana, a qual tem sido bastante focada no eucalipto. O pesquisador José Mauro Moreira destacou que o potencial do plantio do eucalipto na região é capaz de atender a construção civil , serrarias e setor mobiliário. “Há carência de madeira de eucalipto de diâmetros maiores, resultantes de plantios bem conduzidos com idades superiores a dez anos, que sejam capazes de atender a construção civil, serrarias e setor mobiliário. Tais plantios tem potencial de produzir sortimentos de madeira de maior valor agregado, mas exigem um maior investimento e conhecimento em manejo florestal para que a qualidade da madeira atenda às necessidades desse mercado consumidor, geralmente mais exigente” ressaltou ele.

A publicação “Cenário do Setor de Florestas Plantadas no Estado de Goiás” está disponível para download gratuito no site da Embrapa.


Fonte: Thayssen Carvalho com informações da Embrapa - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: