Indústrias investem na biotecnologia

Image

Encontro organizado pela Embrapa Agroenergia mostrou investimentos das indústrias no setor renovável

“A biotecnologia industrial está aqui para mudar o mundo”. A afirmação categórica foi feita pelo presidente da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI), Bernardo Silva, na palestra-magna de abertura do IV Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (EnPI 2017), que aconteceu de segunda a quarta-feira desta semana (25 a 27/09), em Brasília/DF. O evento contou com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

Tema do evento, a biotecnologia industrial, segundo a ABBI, prevê utilização de enzimas e microrganismos para aprimorar os processos industriais e gerar materiais e produtos de alto valor agregado, em setores tão diversos como o de químicos, papel e celulose, mineração, têxteis e energia. As soluções atuais de biotecnologia industrial fornecem uma contribuição vital na transição das atuais práticas econômicas não-sustentáveis, para sistemas industriais renováveis – a economia circular e de base biológica – aliando inovação e sustentabilidade para a solução dos principais desafios globais. A transição de um modelo de produção de base fóssil para um de base biológica tem sido apontada como estratégica para reduzir pelo menos a velocidade das mudanças climáticas.

Silva apresentou dados que apontam a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) global para US$ 206 trilhões em 2030 – em 2011, era equivalente a US$ 79,39 trilhões. O problema é que, historicamente, as emissões de gases de efeito estufa crescem no mesmo ritmo do PIB. “Nós acreditamos que a biotecnologia industrial está aqui para resolver esse problema”, disse o presidente da ABBI.

Atualmente, o mercado farmacêutico é um dos maiores clientes dos produtos biotecnológicos, de acordo com dados apresentados pelo assessor de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jorge Carlos da Costa. Embora os derivados da petroquímica ainda constituam as principais matérias-primas dos medicamentos, é na biotecnologia que o setor está encontrando soluções para a necessidade de terapias mais especificas decorrentes do envelhecimento da população. A expectativa é que, em 2020, dos 50 medicamentos mais vendidos, 80% tenham origem na biotecnologia.

Com a tendência de aumento do uso desses medicamentos, Costa chama atenção para a necessidade de um grande esforço de pesquisa para o desenvolvimento de soluções nacionais nessa área, especialmente por causa dos recursos públicos aplicados na saúde. Em 2014, apenas 12% dos medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde eram de base biotecnológica; no entanto, eles consumiram mais de 60% do orçamento para essa compra. “Se nós não nos unirmos, podemos estar caminhando para o colapso no fornecimento de medicamentos pelo SUS”, alertou.


Fonte: Redação - Biomassa BR


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: