Mercado de Veículos Elétricos já é realidade no mundo dizem especialistas

Image

Uso de energia renovável está fortalecendo o setor

O uso de energias alternativas está cada vez mais frequente no Brasil. Muitas indústrias estão encontrando nelas oportunidades para gerar lucro e também contribuir com o meio ambiente. O mercado de veículos elétricos é um dos exemplos dessa expansão e na visão de especialistas ele já uma realidade tanto no Brasil como no mundo.

Atualmente grandes montadoras de veículos estão investindo em tecnologias sustentáveis e o crescimento expressivo demonstra que os investimentos irão transformar o mercado automotivo nos próximos anos, forçando assim uma adaptação e criando diversas oportunidades de negócios.

De acordo com Pedro Pintão, da empresa NeoSolar, o mercado brasileiro ainda é bastante sutil, mas está em crescimento. “Temos acompanhado no Brasil um crescimento ainda sutil do mercado, com o aumento gradativo da oferta de modelos de veículos elétricos e inclusive em relação a pontos de recarga - inclusive já temos um no escritório da NeoSolar, em São Paulo. O mercado ainda está engatinhando, mas com boas perspectivas nos próximos anos” explicou ele.

Além do crescimento financeiro e inovador, o mercado de carros elétricos também traz grandes benefícios para a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Pintão ressalta que os veículos elétricos prometem se tornar uma tecnologia disruptiva em relação ao modelo atual de transporte, mobilidade e energia. “Além da mudança mais direta em relação à redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente, já estamos vivenciando novos desdobramentos com a associação dos veículos elétricos à novas tecnologias e novos modelos de negócios. Podemos citar por exemplo o compartilhamento de veículos, pontos de recarga com energia solar, veículos autônomos, etc. Inúmeros outros negócios devem surgir decorrentes da adoção dos veículos elétricos” ressaltou ele.

Entre os benefícios do setor também entram a redução de combustíveis fósseis na atmosfera como o petróleo. O especialista da NeoSolar reforça que a redução será ainda maior à medida que as energias renováveis, como soluções fotovoltaicas, se tornarem mais comuns e acessíveis. Dentre as soluções fotovoltaicas citadas por Pintão estão os veículos movidos por energia solar, os quais reforçam ainda mais a cadeia altamente sustentável.

Segundo a NeoSolar a união da energia fotovoltaica com a tecnologia de veículos elétricos contribui muito para as soluções de impacto ambiental, pois reduz os danos causados por veículos a combustão. “Uma nova tendência é a combinação da energia solar com as baterias dos veículos elétricos para criar um gerenciamento inteligente da geração, carga e consumo de energia das residências” explicou o porta voz.

O futuro do setor ainda é incerto, mas a certeza de que muitas mudanças estão acontecendo em prol da sustentabilidade já é visível. A adoção de novas tecnologias exige tempo e informação e por isso cada vez mais as empresas estão desenvolvendo soluções, capacitações conhecimento na área. Pintão acredita que o setor irá amadurecer muito nos próximos anos em relação aos veículos elétricos. “O crescente investimento na tecnologia dos veículos elétricos e o fato de que países como França, Alemanha e Inglaterra já anunciaram o fim da produção de veículos a combustão dentro dos próximos 20 anos, evidencia que o caminho levará a um amadurecimento da tecnologia e a um cenário bastante diferente do atual. Nos países desenvolvidos, provavelmente veremos muitos veículos elétricos e pontos de recarga nas ruas. No Brasil, teremos avanços de legislação e uma oferta muito mais ampla de veículos elétricos, liderada pelos grandes centros urbanos” finaliza ele.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: