Geração Distribuída vem ganhando cada vez mais espaço

Image

Minas Gerais teve mais de mil microgeradores instalados em 2016

Desde a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a produção de energia pelo próprio consumidor, a procura por sistemas de geração distribuída cresceu consideravelmente no Brasil.

O setor vem atingindo metas históricas nos últimos anos e movimentando empresas que desenvolvem e instalam micro sistemas de energia. Um exemplo é o estado de Minas Gerais, o qual em 2016 chegou a 1074 microgeradores residenciais instalados, o que representa uma capacidade instalada de 7,7MWp.

A maior parte dos sistemas escolhidos atualmente são os painéis fotovoltaicos, os quais geram energia a partir do sol. A instalação desse tipo de sistema deve ser assinada por um engenheiro responsável, o qual envia toda a documentação para as concessionárias segundo especialistas. O crescimento das miniusinas no estado é resultado dos excelentes níveis de radiação, das tarifas atrativas e também da isenção do imposto contra os equipamentos fotovoltaicos segundo a Companhia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG). De acordo com ela os sistemas possuem um prazo de validade de 25 anos, podendo chegar até 30 e para efetivar a instalação o consumidor deve solicitar a companhia uma conexão com a rede de distribuição.

E para contribuir ainda mais com esse crescimento em Minas Gerais e também em todo o país, o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída terá sua segunda edição. Previsto para os dias 25 e 26 de outubro, em Fortaleza, no Ceará, o evento pretende disseminar ainda mais as fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira e discutir o atual cenário da Geração Distribuída no país.

O evento é organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e conta com a parceria da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Este ano a edição será ano na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e conta com o apoio oficial de entidades e associações ligadas ao setor de geração distribuída no Brasil e do exterior, como a Associação Mundial de Bioenergia (WBA – sigla em inglês) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).


Fonte: Thayssen Carvalho - Brasil Solar


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: