Projeto desenvolvido por acadêmicos transforma lixo em bioprodutos

Image

Chamado de Biowatt++ projeto visa aumentar desempenho do setor agrícola

Um projeto desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Bioprocessos e Biotecnologia, da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, no Paraná, visa transformar o lixo em produtos sustentáveis.

Batizado de Biowatt++, o novo reator criado por eles pode transformar restos de comida, lixo, podas de árvores, plásticos e também pneus velhos em bioprodutos como biocombustíveis e ácidos orgânicos, os quais são utilizados na produção de detergentes e fertilizantes agrícolas.

De acordo com os estudantes o novo reator utiliza irradiação para acelerar os processos químicos. O diferencial segundo eles é que o novo projeto faz a transformação em poucas horas e toda a operação não gera resíduos tóxicos.

O projeto ainda está em fase de testes e deve apresentar um rendimento ainda maior que o protótipo de acordo com os alunos, chegando a um aumento de 36%. O objetivo do projeto é levar um alto desempenho para o setor agrícola e contribuir também com as ações sustentáveis. “Nosso produto poderá ser usado por microempresas do agronegócio, utilizando cascas de soja, arroz, frutas podres, fezes e animais mortos para gerar o próprio carvão, biocombustível ou gás natural sintético (GNS) suficientes para tocar uma indústria de porte médio” destacou Leonardo Vieira Pedrini, um dos estudantes responsáveis pelo projeto.

Com o apoio da universidade, os estudantes esperam conseguir lançar o produto no mercado “Se conseguirmos isso, estaremos dando um passo importante em benefício do meio ambiente, reduzindo lixo e garantindo fontes de energia limpa. Outra grande vantagem é que um reator de grande porte pode substituir um aterro sanitário” explicou Pedrini.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: