Pesquisas sobre biocombustíveis ressaltam potencial do setor brasileiro

Image

Estudos destacam a importância do combustível sustentável para diminuir o impacto ambiental

Segundo uma pesquisa realizada pelo Observatório do Clima cerca de 1927 bilhões de toneladas de CO2 é produzida somente pelo setor de transporte no Brasil, o que o torna o segundo maior poluente, perdendo apenas para o setor agropecuário.

Diante destes dados o uso de biocombustíveis nas frotas brasileiras está cada vez mais necessário. Atualmente o produto representa apenas 35% da matriz energética do país, sendo produzido principalmente pelo setor sucroenergético. Porém com as novas metas estabelecidas pelo governo com a COP21 e a criação do programa RenovaBio a expectativa é que a produção aumente e modifique esse cenário atual.

Dados da Agência Brasil mostram que a produção de biocombustível a partir de resíduos industriais e orgânicos também estão ganhando espaço. “A biomassa residual, os resíduos agrícolas, os resíduos dos matadouros e resíduos sólidos urbanos têm grande potencial”, ressaltou Eduardo Soriano, coordenador geral de tecnologias setoriais do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para contribuir com o setor muitas pesquisas estão sendo criadas à fim demonstrar a importância do uso de combustível sustentável e como ele pode favorecer o país ajudando a diminuir os impactos ambientais. Segundo a agência algumas pesquisas na área sucroenergética, por exemplo, demostram que o uso da espécie cana-energia aumenta consideravelmente a média de produtividade nas plantações.

“A média de produtividade de cana[-de-açúcar], por exemplo no Centro-Sul, é 140 toneladas por hectare. Nós estamos produzindo a cana[-energia], hoje em dia, em forma de pesquisa, já está chegando a 200 toneladas por hectare e pode chegar a 300 toneladas por hectare, ou seja, o Brasil pode aumentar e muito a sua produção de etanol sem usar um hectare a mais de terra”, afirma Soriano.

Outra pesquisa destacado por ele é a produção de biodiesel a partir de algas, a qual contribui muito para o setor, uma vez que esse tipo de oleaginosas possui um crescimento rápido. “Isso é uma tecnologia nova que ainda está em laboratórios, o mundo inteiro ainda está pesquisando”, reforçou Soriano.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR - com informações da Agência Brasil



O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasil.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: