Barco Sustentável movido a hidrogênio com emissão zero está dando a volta ao mundo

Image

Embarcação foi batizada com o nome de Energy Observer

O primeiro barco movido a hidrogênio e autossuficiente com emissões zero, Energy Observer, fez sua primeira parada na cidade de Paris este ano. Lá foi batizado na presença de autoridades importantes como Anne Hidalgo, prefeita de Paris, Nicolas Hulot, Ministro da Transição Ecológica, defensor e promotor do navio, Florence Lambert, diretor do CEA-Liten e patrocinador do navio e Bertrand Piccard, presidente da Fundação Impulse Solar.

Depois de deixar o porto de Saint-Malo, na França em 26 de junho de 2017, o Energy Observer foi para Paris, onde permaneceu de 4 a 16 de julho, antes de partir em uma odisseia mundial de seis anos. De acordo com os organizadores o passeio abrange 101 portos de escala em 50 países e tem como objetivo demonstrar que é possível um futuro mais limpo, tanto para a humanidade quanto para o ambiente.

Depois de um longo período em mar aberto sob uma variedade de nomes, o catamarã, abastecido por energia renovável e hidrogênio é um verdadeiro pioneiro nas energias do futuro. O "Energy Observer é um barco de corrida lendário, que foi redesenhado como um navio do futuro", afirma Victorien Erussard, capitão e presidente do Energy Observer. “O hidrogênio, a mais recente energia limpa, está no coração de nosso projeto” ressaltou ele. O navio é capaz de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, da água do mar, usando um sistema integrado que permite a utilização de várias fontes de energia renováveis, sem afetar o meio ambiente.

De acordo com o capitão o objetivo é conseguir a autossuficiência energética com a embarcação. "Esperamos contribuir promovendo essa transição energética e inspirando empresas, autoridades locais, governos e indivíduos. Um futuro mais limpo é possível graças às inovações tecnológicas e, em particular, ao sistema energético projetado pelo CEA-Liten" ressaltou ele.

Florence Lambert, diretora da CEA-Liten, um instituto especializado em pesquisa de tecnologias de energia renovável e nanociência, também destacou a importância do barco sustentável. "Estamos caminhando para uma verdadeira revolução na área de energia. Este navio atuará como um acelerador para o progresso em tecnologia e pesquisa para aplicações na indústria. Sem dúvida, o Energy Observer é um laboratório de pesquisa vivo e flutuante, que nos permitirá testar tecnologias projetadas pelo CEA-Liten em ambientes marinhos, além de desenvolver soluções para combater as mudanças climáticas e, em longo prazo, tornar-se um canal para empregos focados em sustentabilidade" afirmou ela.

Durante toda a odisseia, Energy Observer já alcançou homens e mulheres comprometidos com um futuro mais verde. Também vem desempenhando um papel importante nos meios de comunicação como o tema de um documentário que visa inspirar e liderar a transição para estilos de vida mais verdes. "Este projeto é uma maneira de passar da observação para a ação e recuperar a tradição de exploração abordando-a de uma forma completamente diferente. Hoje, estamos nos esforçando para pavimentar o caminho para um futuro mais limpo, e gostaríamos de compartilhar nossas soluções com o maior número possível de pessoas por meio de documentários, conteúdos online, mídias sociais e aldeias onde vamos parar durante a viagem. Nosso objetivo é descobrir soluções inovadoras que respeitem o meio ambiente e reunir todos aqueles capazes de fazer uma contribuição," explica Jérôme Delafosse, Expedition Leader do Energy Observer e documentarista.

Fonte: Redação - Biomassa BR


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasilcom.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: