Pesquisa destaca potencial energético da casca do coco verde

Image

Biomassa foi testada em gerador no Ceasa de Campinas

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Campinas (Unicamp) descobriu que a casca do coco verde possui grande potencial energético e pode ser utilizado para gerar energia limpa no país. De acordo com o autor, Vadson Bastos do Carmo, atualmente os brasileiros geram grandes toneladas de resíduos por dia devido ao consumo de água de coco.

A pesquisa foi baseada na análise de oito tipos de biomassa. Dentre as principais características foram analisadas a viabilidade de usar a casca da fruta e outros resíduos em um gerador presente na Ceasa do município. O aparelho funciona com óleo e serve para gerar energia ao local durante o final da tarde e inicio da noite.

Durante a sua tese, Carmo ressaltou que a eletricidade da casca do coco verde é equivalente à gerada a partir do bagaço de cana. Na visão dele, a produção de energia limpa através do coco seria viável, uma vez que com adaptações os geradores poderiam utilizar a casca com outros resíduos industrias, como podas de arvores e corte de mato para gerar energia.

O autor do estudo acredita que quanto mais a biomassa for utilizada nos grandes centros para gerar energia, mas o país ficará independente das usinas termelétricas utilizadas em períodos de estiagem por falta de chuvas, por exemplo.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR



O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasilcom.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: